Guia do Mundial Sub-17 2017

Guia do Mundial Sub-17 2017




Guia do Mundial Sub-17 2017



Teremos a partir deste Sábado, dia 7 de Outubro, a disputa do Mundial Sub-17 de futebol masculino. O torneio será realizado na Índia, que enfim recebe uma grande competição de futebol. Ao todo, 24 seleções, no que se incluem cinco europeias e o Brasil, disputarão o caneco mais cobiçado do futebol Mundial em nível juvenil.



Seleções participantes:


Grupo A


Índia
Colômbia
Gana
Estados Unidos


Grupo B

Nova Zelândia
Turquia
Paraguai
Mali


Grupo C

Alemanha
Irã
Costa Rica
Guinea



Grupo D

Brasil
Espanha
Níger
Coréia do Norte



Grupo E


França
Honduras
Japão
Nova Caledônia


Grupo F


México
Chile
Iraque
Inglaterra


Os favoritos


A Espanha, é um dos países com melhor desempenho no futebol de base, mas mesmo assim, nunca ganhou um Mundial Sub-17 . A Fúria perdeu a final de 1991 para Gana, e em 2003, com Cesc Fàbregas e David , caiu diante do Brasil na grande decisão. Quatro anos depois, em 2007, o time de David de Gea e Bojan Krkic , perdeu outra final no torneio, agora diante da Nigéria nos pênaltis de la final del 2007. O time espanhol não jogou os mundiais de 2011, 2013 e 2015, após fracassos nos europeus Sub-17 destes anos, mas com o título conquistado em maio na Croácia, se proclamou campeã européia juvenil, e assegurou um lugar na Índia.

A Espanha campeã do Europeu Sub-17 2017 se sustentava nos gols, na velocidade e na habilidade de Abel Ruiz, na criação de Mateu Morey a partir da lateral direita, e na qualidade de Sergio Gómez e Ferrán Torres. O time treinado por Santi Denia pode sim ser considerado, um grande candidato ao título.

O Brasil é mais uma vez um dos favoritos ao troféu do Mundial Sub-17. O Flamengo não liberou Vinicius Junior, futuro jogador do Real Madrid, para este Mundial Sub-17. Sem ele, o Brasil perde a principal figura do título do Sul-americano 2017, mas ainda vai à Índia com ótimos nomes, como o extremo do Vasco Paulinho, jogador muito rápido e vertical, e o centroavante Lincoln, também do Flamengo. O bom Alan é outro nome para fiocar de olho, assim como o lateral-esquerdo Weverson.

Atual vice-campeã européia Sub-17, campeã européia Sub-19, campeã do Mundial Sub-20 e semifinalista do Europeu Sub-21, a Inglaterra de Jadon Sancho se junta à Espanha e Brasil, no grupo das três maiores favoritas à conquista do Mundial Sub-17 2017, com Turquia, Alemanha e França também estando bem cotadas. Nesta categoria, contudo, não dá para descartar o México e as seleções africanas, e talvez, nem mesmo os EUA e a Colômbia.

Maior campeã da competição, a Nigéria é ausência, assim como a maior campeã do Sub-20, Argentina. Confira aqui, tudo o que rolou no Europeu Sub-17, e o perfil das seleções européias que vão jogar o Mundial.


Debutantes



A 17ª edição do torneio contará com três estreantes. A Índia vai pela primeira vez jogar um Mundial. Já Níger, país africano, e Nova Caledônia, da Oceania, ganharam em campo uma chance importante de jogar um torneio deste porte.


Formato do Mundial Sub-17 2017

Com 24 seleções, o Mundial Sub-17 conta com seis grupos com quatro seleções cada na primeira fase. As duas melhores seleções de cada chave se classificam para as oitavas-de-final, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, todas as fases são jogadas em mata-mata. A final é dia 28 de outubro.


Cidades-sede

Seis serão as cidades que vão receber jogos do Mundial Sub-17 de 2017: Bombay, Nova Delhi, Margao, Cochín, Guwahati e Calcuta. A pantera Kheleo será a mascote oficial do evento.


História


O Mundial Sub-17 é o torneio que reúne atletas mais jovens organizado pela  FIFA, contando  apenas com jogadores até 17 anos de idade. A primeira edição foi disputada na China, em 1985, e teve a Nigéria como campeã. África é o continente mais mais bem sucedido nesta competição, com 7 títulos, sendo justamente a Nigéria o país que mais vezes conquistou a competição o fazendo cinco vezes.

O Mundial Sub-17 masculino é realizado de 2 em 2 anos, sempre em anos ímpares, ao contrário do feminino, que ocorre em anos pares. Confira abaixo todos os campeões da história do Mundial Sub-17.


China 1985 - Campeão: Nigéria

Canadá 1987 - Campeão: União Soviética

Escócia 1989 - Campeão: Arábia Saudita

Itália 1991 - Campeão: Gana

Japão 1993 - Campeão: Nigéria

Equador 1995 - Campeão: Gana

Egito 1997 - Campeão: Brasil

Nova Zelândia 1999 - Campeão: Brasil

Trinidad & Tobado 2001 - Campeão: França

Finlândia 2003 - Campeão: Brasil

Peru 2005 - Campeão: México

Coreia do Sul 2007 - Campeão: Nigéria

Nigéria 2009 - Campeão: Suíça

México 2011 - Campeão: México

E.A.U. 2013 - Campeão: Nigéria

Chile 2015 - Campeão: Nigéria




Imagem: FIFA/Divulgação
Tecnologia do Blogger.