Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo 2018: Chegou a hora da decisão



Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo 2018: Chegou a hora da decisão



Teremos neste final de semana, as duas últimas rodadas da fase de grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Europa. Após elas, teremos apenas as repescagens, em novembro.
A maior parte dos grupos ainda está em aberto, tanto quanto a classificação direta, quanto a ida para a repescagem, e seleções tradicionais, como Holanda, Portugal e Itália, correm o risco de ficar fora do Mundial a ser realizado em 2018 na Rússia.

Apenas a Rússia, país-sede, e a Bélgica, campeã antecipada do Grupo H das eliminatórias européias, tem lugar assegurado na Copa. Potências como Alemania, Espanha e Inglaterra possuem importante vantagem em seus grupos, e devem assegurar classificação já na próxima rodada. Já os Grupos A (França, Suécia e Holanda), B (Suíça e Portugal), E (Polônia, Montenegro e Dinamarca) e I (Croácia, Islândia, Turquia e Ucrânia), apresentam ótima briga. Os campeões de cada um dos nove grupos se clasificarão de maneira automática para o Mundial, enquanto os oito melhores segundos colocados vão jogar o supracitado “playoff” de repescagem, que ainda terá seu sorteio após a definição dos participantes. Confira a classificação das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo, clicando aqui, e veja um panorama das eliminatórias abaixo.



Grupo A

Líder: França

Quem ainda está na briga por uma vaga: Suécia e Holanda

A França lidera o primeiro grupo das Eliminatórias europeias, tendo um ponto de vantagem para a  segunda colocada, a Suécia, também tendo vencido confronto direto contra os escandinavos. Os franceses somam 17 pontos,e enfrentam a Bulgária, fora de casa, na próxima rodada, encarando na última a Bielorrússia.

Assim, a Suécia deverá brigar mesmo é pela vaga na repescagem. Primeiro, enfrenta a seleção de Luxemburgo, em casa, e depois, fora de casa, encara a Holanda na última rodada, em um confronto direto. O time holandês está três pontos atrás dos suecos, e vai precisar vencer a Bielorrússia, fora de casa, para depender só de si para alcançar a repescagem, e ter a mínima chance de superar a França.


Grupo B

Líderes: Portugal e Suíça

Quem ainda está na briga por uma vaga: só as duas seleções supracitadas

O Grupo B terá Suíça e Portugal nas duas primeiras colocações. Os suíços derrotaram os portugueses no confronto direto do turno, e com isto, tem três pontos de vantagem sobre eles. Na próxima rodada, os selecionados encara Andorra e Hungria, respectivamente. Depois, se enfrentam na última rodada, em jogo decisivo.



Grupo C

Líderes: Alemanha

Quem ainda está na briga por uma vaga: Irlanda do Norte

A Alemanha é líder isolada do grupo, com 100% de aproveitamento, e precisa só de um empate para chegar na Copa. A Die Mannschaft só não vai para a Copa, se perder seus dois jogos. A Irlanda do Norte jogará a repescagem se somar pontos, e se vencer os dois jogos que lhe restam, e a Alemanha perder os dois, pega vaga direta. Mas isto não deverá ocorrer.


Grupo D

Líder: Sérvia

Quem ainda está na briga por uma vaga: País de Gales e Irlanda

A Sérvia lidera o Grupo D das Eliminatórias Europeias, e está invicta com 18 pontos. Se vencer a Áustria nesta sexta, estará no Mundial. Se não, ainda deve confirmar a vaga na última rodada. A seleção balcânica tem 18 pontos, quatro a mais que País de Gales e cinco à frente da Irlanda. Gales e Irlanda fazem um duelo direto na última rodada, e devem definir a vaga na repescagem aí.



Grupo E

Líder: Polônia

Quem ainda está na briga por uma vaga: Montenegro e Dinamarca

No Grupo E, a líder Polônia, com 19 pontos, precisa de quatro pontos nos dois últimos jogos para depender apenas de si para garantir a vaga. O selecionado polaco visita a Armênia na quinta, e depois recebe Montenegro, no domingo. Montenegro e Dinamarca somam 16 pontos na classificação, e também podem chegar na liderança, caso o time de Lewandowski tropece. As duas seleções fazem confronto direto nesta quinta-feira.


Grupo F

Líder: Inglaterra

Quem ainda está na briga por uma vaga: Eslováquia, Eslovênia e Escócia

No Grupo F, a Inglaterra, lidera com 20 pontos, e vai garantir vaga antecipada na Copa se derrotar, em casa, a Eslovênia, nesta quinta-feira. Se perder, o time do técnico Gareth Southgate precisará de uma vitória contra a Lituânia, em Vilnius. Ainda na quinta, a Escócia faz confronto direto com a vice-líder Eslováquia. Na terça-feira, teremos um Eslovênia x Escócia que vai valer muito. Já a Eslováquia, vai enfrentar a Escócia na quinta-feira, e encerra a sua participação nas Eliminatórias contra a lanterna Malta, e parece a favorita para ficar com a segunda colocação, considerando que os ingleses vão terminar em primeiro.


Grupo G


Líder: Espanha

Quem ainda está na briga por uma vaga:  Itália e Albânia

No Grupo G, a Espanha está muito perto de garantir a vaga na Copa do Mundo. A Fúria tem três pontos a mais que a Itália, e uma vantagem de 17 gols de saldo. Assim, vai ao Mundial se vencer um dos dois jogos que lhe faltam. Vai encarar a Albânia em casa, na sexta-feira, e Israel, fora, na segunda-feira.

A Itália terá a Macedônia pela frente na sexta, em casa, e visita a Albânia, na segunda-feira. Deve se assegurar na repescagem. A Albânia precisará surpreender espanhóis e italianos para jogar a repescagem.


Grupo H


Líder: Bélgica (já classificada para a Copa)

Quem ainda está na briga por uma vaga: Bósnia, Grécia, Chipre e Estônia

No grupo H, a Bélgica já está na Copa. Três seleções lutam pela vaga na repescagem. A Bósnia,  disputa com a Grécia, um lugar na repescagem. Os bósnios têm a Bélgica, em casa, e a Estônia, fora, pela frente nestas duas rodadas. Já os gregos vão encarar o Chipre, fora, e receber Gibraltar. Os Cipriotas tem remotas chances de repescagem, assim como os estonianos.


Grupo I

Líder: Croácia

Quem ainda está na briga por uma vaga: Islândia, Turquia e Ucrânia

O Grupo I é o mais equilibrado. Croácia e Islândia somam 16 pontos, enquanto Turquia e Ucrânia possuem 14. Qualquer uma das quatro seleções pode garantir vaga direta ou ir à repescagem. A Croácia recebe a Finlândia, na sexta, e vai até a Ucrânia na segunda-feira. Também na sexta-feira, Turquia e Islândia fazem um grande confronto direto. Já na segunda, os turcos encaram a Finlândia, enquanto os islandeses vão receber o Kosovo.






Imagem: Tabela de Jogo
Tecnologia do Blogger.