UEFA Nations League: conheça o novo torneio da UEFA

UEFA Nations League: conheça o novo torneio da UEFA


UEFA Nations League: conheça o novo torneio da UEFA



A UEFA confirmou nesta semana, em definitivo, o formato e a identidade da UEFA Nations League, o novo torneio de seleções do Velho Continente. A competição começará no dia 6 de Setembro de 2018, e vai ter as 55 seleções nacionais europeias em uma liga, divididas em quatro divisões, de acordo com as suas respectivas posições no ranking de coeficientes de seleções da UEFA no dia 11 de Outubro de 2017, após o fim das eliminatórias para a Copa de 2018.

O Comitê Executivo da UEFA aprovou integralmente o torneio, que praticamente acaba com os amistosos entre seleções da UEFA em datas FIFA. A liga classificará quatro seleções para a fase final da Eurocopa 2020, e terá acessos entre as quatro divisões, além de rebaixamentos. O campeão da Liga A, a primeira divisão, receberá um grande prêmio em dinheiro.

A Liga A vai ter 12 seleções, que serão divididas em quatro subgrupos de três combinados nacionais. O grupo B será igual, enquanto o C terá 15 seleções, divididas em um grupo de três seleções, e três grupos de quatro seleções. Já a Liga D terá 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro seleções. Ao final da temporada, haverá rebaixamentos e acessos, como ocorre na Copa Davis de tênis, ou na Liga Mundial de voleibol.


As divisões, ficaram assim:



Divisão A: Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polônia, Islândia, Croácia, Holanda.

Divisão B: Áustria, Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Tcheca, Turquia.

Divisão C: Hungria, Romênia, Escócia, Eslovênia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estônia, Lituânia.

Divisão D: Azerbaijão, Macedônia, Belarus, Geórgia, Armênia, Letônia, Ilhas Faroe, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino, Gibraltar.



A fase de grupos da UEFA Nations League começará em setembro de 2018, e vai até março do ano seguinte. Os grupos serão sorteados em 24 de janeiro de 2018. Em junho de 2019, haverá um Final Four em cada liga, disputados em Wembley, e os quatro campeões garantem vaga na fase final da Eurocopa 2020.

As eliminatórias para a Euro 2020 ocorrerão da mesma maneira, com 10 grupos de cinco/seis seleções, que classificarão os dois primeiros colocados para a fase final da Euro 2020, se somando aos campeões da Nations League. A fase final da Eurocopa de 2020 ocorrerá entre junho e julho, com a presença de 24 seleções. Os jogos ocorrerão em 13 cidades de diferentes países da Europa.
Tecnologia do Blogger.