Matic: a nova torre de Mourinho



Muitos clichês envolvem a história profissional do técnico José Mourinho. A caracterização de um personagem importantíssimo na história recente do futebol, lhe deu a fama de retranqueiro, algo que na prática não se caracteriza de fato, e mais veio por ter sido ele o grande opositor do Arsenal dos Invencibles e do Barcelona de Guardiola. Apesar dele não ser adepto do jogo de posição, as equipes de Mourinho costumam se adaptar às condições de jogo e/ou aos adversários, e a manutenção, ou não, da posse, depende em muito destes fatores. 

Contudo, algo tem chamado a atenção. Como já havia mostrado em outros trabalhos, Mourinho gosta de jogadores já prontos, e de atletas com estatura elevada. Não que as equipes do português só venham a ter atletas altos, mas o número de jogadores com mais de 1,85m do elenco do United chama a atenção. A mais recente contratação dos Red Devils, foi a do mediocentro Nemanja Matic, que já havia sido jogador de Mourinho no Chelsea campeão da Premier League 2014-2015.

O canhoto de 1,94 m vem ao encontro de outras recentes aquisições, como Baily, Lindelof e Lukaku, e poderá atuar como pivote, na frente da área (o mais provável), ou mais na frente, como interior, ampliando um já interessante leque de opções. Tem mais estatura que Ander Herrera e quase a mesma altura de Fellini.

A presença de tantos atletas altos se dá pela necessidade de trabalhar as bolas por cima, tão usadas nas intensas transições da Premier League. Quem ganha a segunda e/ou a terceira bola sempre leva vantagem. Mou sabe disto, e vai usar muito deste trunfo, tanto dentro da Inglaterra, como fora, usando o jogo físico como arma, para enfrentar outras escolas do futebol europeu. 
Tecnologia do Blogger.