Southampton x Portsmouth: o dérbi da Costa Sul



A Inglaterra é o berço do futebol, e o grande palco das rivalidades. Uma das maiores destas é o South Coast Derby, o famoso dérbi da Costa Sul, disputado pelo Portsmouth e pelo Southampton, os dois maiores clubes da região. Enquanto os torcedores do primeiro são chamados de Pompey, os apoiadores do segundo são conhecidos como Saints. Um detalhe curioso, é que a sede do Portsmouth fica a apenas 17 quilômetros da do Southampton. algo similar ao que acontece com Racing e Independiente na Argentina.

O Portsmouth é o clube mais vitorioso da Costa sul da Inglaterra. Campeão da Inglaterra nas temporadas 1948/49 e 1949/50, ainda tem duas taças da FA Cup. Já o Southampton, conquistou apenas uma Copa da Inglaterra, em 1976.

O Southampton, contudo, vive um momento melhor. Fundados em 1885, 13 anos antes do Portsmouth, os Saints estão atualmente na Premier League, enquanto os rivais recentemente conseguiram o acesso para a League One, depois de um período na League Two.

A primeira partida entre os dois clubes aconteceu em 1899. Um amistoso, vencido por 2 x0 pelos "Pompey". Já a primeira partida entre Southampton e Portsmouth pela Copa da Inglaterra, grande competição do futebol local naquela época, aconteceu em 1906, e teve vitória dos Saints por 5 x1.

Apenas na temporada 1920-1921, as equipes só puderam estrear na Liga inglesa, entrando na terceira divisão. O primeiro jogo entre os dois por uma divisão do inglesão, aconteceu no dia 11 de setembro de 1920, com nova vitória dos Saints, agora por 2 x0. Uma tônica que se manteve durante anos.

Em 1922, o Southampton conseguiu o acesso para a primeira divisão, algo que o Portsmouth, só conseguiria em 1927. Após o final da Segunda Guerra Mundial, os Saints passaram a dominar o dérbi, tendo sido derrotados pelo rival poucas vezes. Contudo, no total, a vantagem é "Pompey": foram 62 vitórias, contra 56 dos Saints, além de 21 empates.

Com o passar dos anos, a rivalidade foi ficando um pouco morna, só sendo reascendida em em 2005. Neste ano, o técnico Harry Redknapp deixou o Portsmouth para treinar o Southampton, fato que gerou revolta na maioria dos torcedores.

No mesmo ano, ele voltou a dirigir o Portsmouth, piorando ainda mais as coisas. Os presidentes Rupert Lowe,do Southampton, e Milan Mandarić, do Portsmouth trocarem farpas em declarações, e até hoje a situação não foi bem esclarecida.

O Southampton é um frequentador bem mais assíduo da elite inglesa, já tendo chegado a passar 27 anos sem ser rebaixado. Após o duplo rebaixamento do Portsmouth para a League One em 2012 e para a League Two em 2013, o dérbi só deixa possibilidades de ser realizado em jogos de Copas. Em 2011, o Southampton conseguiu o acesso para a Premier League, e por lá se manteve, alcançando inclusive as 10 primeiras colocações na maior parte desta passagem.

Esperamos que em breve, o dérbi possa vir a ser realizado novamente, mesmo que seja em uma FA Cup ou uma Capital One Cup. O importante, é a rivalidade.
Tecnologia do Blogger.