Legia x Wisla: o dérbi polonês




Um dos países mais importantes na formação histórica do continente europeu, a Polônia também reserva muita magia no que diz respeito ao seu futebol. O país que esteve no centro da expansão primeiramente do Império Prussiano, e posteriormente do Austro-Húngaro e do Alemão guarda uma paixão inquestionável pelo esporte mais popular do mundo, que é visível pelas cidades e as referências aos clubes.

Hoje, a principal rivalidade do futebol polonês é entre Légia Varsóvia e Wisla Cracóvia. Por mais que os mesmos tenham rivalidades locais, hoje as duas equipes duelam diretamente pelo domínio no território polonês, e viram rivais municipais perdendo forças durante a última década.

Principal clube da capital Varsóvia, o Légia tem hoje o domínio do futebol polonês. A cidade de Varsóvia foi uma das cidades mais castigadas pela II Guerra Mundial, mas mantém intacto o amor pelo clube. Fundado em 1916, o Legia é símbolo da luta, tendo sido organizado por soldados na época em que a nação era ocupada pela Prússia. O apelido de "Legionisci" (algo como "Os Legionários"), vem da forte ligação que o Legia tem até hoje com o exército polonês, algo que facilitou a ascensão da equipe após o fim da II Guerra Mundial.


A cidade de Cracóvia é a segunda mais importante e famosa do país, e uma das mais populosas, tendo sido durante mais de 500 anos a capital polonesa, posto que ocupou também durante a ocupação alemã. O Wisla Cracóvia foi fundado em 1906, por estudantes, com o nome de TS Wisla. O seu símbolo conta com uma coroa real aliada à uma estrela branca, que dá o apelido de "Biala Gwiazda" aos seus torcedores, que estão entre os mais fanáticos do Leste Europeu.

No total, o Wisla já conquistou 14 títulos da Liga polonesa, além de 4 Copas, 1 Supercopa e 1 Taça da Liga. O cartel de títulos do Legia é semelhante. A equipe já conquistou 11 vezes a liga polonesa, 18 vezes a Copa da Polônia, 4 vezes a supercopa polonesa, e uma vez a Copa da Liga polonesa.

Se o Legia Varsóvia tem como grande rival municipal o Polonia Varsóvia, o Wisla não deixa por menos e ostenta uma rivalidade muito forte com o KS Cracovia, um dos clubes de maior sucesso histórico no futebol polonês. Os dois protagonizam a chamada ''Guerra Santa'', em um dos maiores dérbis do leste da Europa. Contudo, por algum tempo ainda, o grande dérbi polonês será entre Wisla e Legia.
Tecnologia do Blogger.