Palermo x Catânia: o Dérbi da Sicília

Palermo x Catânia: o Dérbi da Sicília


A Itália é rica em rivalidades no seu futebol. Uma delas, é o famoso Dérbi da Sicília. O confronto entre Palermo e Catânia sempre apresenta jogos muito parelhos, e atrai a atenção do público, toda vez que acontece.  Se há anos atrás, era raro ver Palermo e Catania, simultaneamente na Serie A do Calcio, nos últimos anos, este cenário tem conseguido se firmar na elite e o dérbi tem ganhado maior importância.


As cidades de Catânia (300.000 habitantes) e Palermo (700.000) ficam muito próximas, com apenas 200km as separando. O primeiro duelo entre a Unione Sportiva Catanese e o Palermo Foot Ball and Cricket Club, aconteceu ainda nos anos de 1910, válido pela Copa Lipton. O primeiro jogo oficial, no entanto, aconteceria apenas no dia 26 de dezembro de 1935, válido pela Coppa Italia, com vitoria por 1 a 0 do Catânia, que jogou em casa.


Os duelos entre Rosaneri e Rossazzurri, só foram se tornar mais regulares na elite italiana da metade da década passada para cá. Num dos jogos mais marcantes desta era recente, o Palermo fez 3 a 1 no Catania, com três gols de Javier Pastore, que se tornou o primeiro jogador a marcar um hat-trick no confronto. Já em 2011, o Catânia fez 4 a 0 no rival, devolvendo um pouco do 5 a 0 e do 5 a 1, que havia sofrido no começo do Século XXI.


Com as duas equipes se afirmando como Clubes de Serie A, o dérbi tem tudo para se firmar ainda mais. A cada edição realizada, o confronto vai se consolidando, e conquistando o seu espaço entre os mais importantes do planeta bola.


Tecnologia do Blogger.