Hellas Verona x Chievo – O Derby Della Scala

Hellas Verona x Chievo – O Derby Della Scala


Hellas Verona x Chievo – O Derby Della Scala




Durou pouco a aventura do Derby Della Scala na Serie A. Após o retorno na temporada 2013-2014, o rebaixamento do Hellas Verona já inviabilizará o jogo na elite italiana na próxima temporada, o que de maneira alguma apaga a bela história por trás do confronto contra o rival Chievo.

O nome do derby Della Scala, vem do termo Scaligeri (ou della Scala), referente à família que teve uma grande influência sobre a cidade de Verona na época da Idade Média e do Renascimento
Se hoje o Hellas é quem tem frequentado a Serie B, durante oa anos 80, o Chievo era quem frequentava as divisões inferiores, o que tornou o dérbi algo raro, se comparado com outros enfrentamentos entre equipes da mesma cidade.

O Hellas é irmão mais velho do dérbi, tendo sido fundado em 1903, enquanto o Chievo, surgiria 16 anos depois, em 1929. Por terem o amarelo e o azul como cores predominantes, as equipes compartilham o apelido "Gialloblu", algo raro entre vizinhos. Além do apelido, os dois clubes também dividem o Estádio Marcantonio Bentegodi, que possui capacidade para 38.402.

O primeiro derby oficial entre as duas equipes aconteceu no dia 10 de Dezembro de 1994, e foi válido pela Serie B, divisão onde as equipes também se enfrentariam nos 7 dérbis seguintes. Terminou empatado em 1x1. A estréia do dérbi na Serie A ocorreu apenas na temporada 2001-2002. Durante anos o dérbi esteve ausente, só voltando a ser realizado, como já dito, na temporada 2013-2014. A raridade nos duelos, se dá por conta de o Chievo só ter começado a jogar nas divisões italianas nos anos de 1970, se mantendo até então como um clube semi-amador.


Tecnologia do Blogger.