Guia da Copa das confederações 2017




Guia da Copa das confederações 2017



Está começando a Copa das confederações 2017 na Rússia, neste Sábado, dia 17 de Junho. Oito seleções disputam o evento prévio à Copa do Mundo de 2018, que ocorrerá em um ano, também no gigantesco país encravado entre a Europa e a Ásia. 

Sem muito prestígio, a FIFA pensa em dar um ponto final na competição, e esta poderá ser a sua última edição. Mais um motivo para acompanhar craques como Cristiano Ronaldo, Chicharito Hernandez e Alexis Sanchez em ação.

As oito seleções foram dividias em duas chaves de quatro equipes. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as semifinais. As partidas da primeira fase da Copa das Confederações serão disputadas entre os dias 17 e 25 de 2017, deixando as datas de 20 e 23 de junho, como dias de folga.

As partidas da semifinal serão jogadas em 28 e 29 de junho, em Kazan e Sóchi, enquanto a definição do terceiro lugar e a final serão disputadas no dia 2 de julho, em Moscou e São Petersburgo, respectivamente.

Guia da Copa das confederações 2017


Os Grupos



Grupo A


O grupo A da Copa das Confederações conta com Rússia, México e Portugal, Nova Zelândia. Na teoria, os três primeiros lutam por duas vagas na semifinal, com favoritismo para mexicanos e portugueses, que vem com sua força máxima contra uma Rússia que joga em casa, e está sedenta por uma boa campanha.


Confira a prévia, seleção por seleção:


Flag of Russia.svg Rússia: A anfitriã passa por um problema costumeiro do país sede da Copa: não faz muitos jogos oficiais, cai no Ranking da FIFA, e joga a Copa das Confederações precisando de uma boa campanha, para melhorar a sua colocação. Todos os convocados atuam no futebol local, o que demonstra o pouco intercâmbio de jogadores com as grandes ligas da Europa central. A defesa tem como base o CSKA Moscou, liderada pelo goleiro Akinfeev. Mais para frente, os destaques são o conhecido Zhirkov, o meia Samedov  e o atacante Smolov. Olho também no ótimo Golovin.

New Zealand Nova Zelândia: Na teoria, a Nova Zelândia é a seleção mais fraca desta Copa das Confederações. Campeã da Oceania, a seleção neozelandesa tem como grande destaque o atacante Chris Wood, do Leeds (ING). 

Portugal Portugal: Campeã da Eurocopa 2016, a seleção portuguesa vem forte para a Copa das Confederações 2017, mantendo a mesma espinha dorsal. O craque Cristiano Ronaldo não quis ser preservado e estará no torneio, assim como as outras principais estrelas lusitanas, como o goleiro Rui Patrício, o zagueiro Pepe, o lateral/interior Raphael Guerrero, o extremo Bernardo Silva e os atacantes Nani, Quaresma e Andre Silva. Autor do gol português na final da Euro, o atacante Éder não foi convocado para esta Copa das Confederações


Mexico México: Campeã da Copa Ouro da Concacaf, a seleção mexicana vai à Rússia sonhando em reconquistar a competição, da qual foi campeã em 1999. O time tem como principais estrelas o goleiro Ochoa, o veterano zagueiro Rafa Marquez, o ótimo Hector Moreno, os meias Giovani do Santos e Guardado, o extremo Carlos Vela, e o atacante Chicarito Hernandéz, que recentemente se tornou o maior atacante da história do selecionado mexicano. Como curiosidade, o México é a única seleção que já conquistou a Copa das Confederações presente na atual edição.


Os jogos:

17 de junho: Rússia x Nova Zelândia. 12:00. Zenit Arena
18 de junho: Portugal x México. 12:00. Kazan Arena.
21 de junho: Rússia x Portugal. 12:00. Otkrytie Arena
21 de junho: México x. Nova Zelândia. 15:00. Estádio Olímpico de Sochi
24 de junho: México x Rússia. 12:00. Kazan Arena
24 de junho: Nova Zelândia x Portugal. 12:00. Zenit Arena


Grupo B


O grupo B da Copa das Confederações 2017 tem a atual campeão mundial Alemanha, o campeão da Copa América Chile, o campeão africano Camarões, e a Austrália. Na teoria, chilenos, que terão força máxima, e a Alemanha, mesmo com time alternativo, são favoritos contra uma Austrália extremamente ofensiva, mas muito irregular e vulnerável, assim como também é a seleção camaronesa. Uma eliminação de Chile, ou até mesmo da Alemanha alternativa, seria uma enorme surpresa.



Confira a prévia, seleção por seleção:




Germany Alemanha: Mostrando sua força, a Alemanha vai com um time alternativo à Rússia, e ainda assim é a favorita ao título. Os principais nomes do país, como Neuer, Boateng, Hummels, Kroos e Thomas Müller foram preservados, mas ainda assim, sobram nomes de qualidade. Ao todo, 22 dos jogadores alemães deste elenco jogam nas cinco principais ligas, sendo a única exceção o extremo Younes, vice-campeão da Europa League com o Ajax. E ainda é possível encontrar estrelas, como o goleiro Ter Stegen, os defensores Jonas Hector e Mustafi, os meias Emre Can, Kimmich, Goretzka, Draxler e Sané, e os atacantes Timo Werner e Julian Brandt, fora os goleiros Trapp e Leno, que serão reservas.

Chile Chile: Campeão de duas edições da Copa América nos últimos dois anos, o Chile tenta seguir com o sucesso recente nesta Copa das Confederações. A seleção chilena estará com sua força máxima, no que se inclui o goleiro Claudio Bravo, o craque Alexis Sanchez, o meia Vidal, e o atacante Eduardo Vargas. O time de Luiz Antonio Pizzi derrotou a Argentina duas vezes nas penalidades para vencer as Copas Américas de 2015 e 2016, mostrando força mental na hora da decisão.

Australia Austrália: A Austrália do técnico Ange Postecoglu é um time bastante ofensivo, costumando variar do 4-3-3, para o 4-1-4-1, com  passagens até pelo 3-4-3. Assim, o time é várias vezes desequilibrado, o que basta para competir na Ásia, mas não em nível Mundial. Os principais jogadores deste selecionado australiano são o goleiro Mathew Ryan, dos meias Mile Jedinak e os meias Mooy e Luongo, e o veterano atacante Tim Cahill.

Flag of Cameroon.svg Camarões: Campeã africana de maneira surpreendente, a seleção camaronesa é bastante irregular, como é comum das seleções africanas. Mesmo assim, tem bons nomes como o goleiro Andre Onana, Moukandjo e Mandjeck e Aboubakar.


Os Jogos

18 de junho: Camarões x Chile. 15:00. Otkrytie Arena
19 de junho: Austrália x Alemanha. 12:00. Estádio Olímpico de Sochi
22 de junho: Camarões x Austrália. 12:00. Zenit Arena
22 de junho: Alemanha x Chile. 15:00. Kazan Arena
25 de junho: Alemanha x Camarões. 12:00. Estádio Olímpico de Sochi
25 de junho: Chile x Austrália. 12:00. Otkrytie Arena










Tecnologia do Blogger.