Dínamo x Steua: A história do dérbi de Bucarest

Dínamo x Steua: A história do dérbi de Bucarest



A rivalidade entre Dinamo Bucareste e Steaua Bucareste, os dois principais clubes da cidade de Bucareste, e da Romênia, é uma das maiores do Futebol Europeu, gerando um imenso fanatismo, e algumas vezes violência por parte dos torcedores das duas equipes

Juntos, os dois clubes ganharam mais de 40 Campeonatos romenos e 30 Copas do país, criando uma sequência de disputas acirradas e nervos elevados. Os dois também nunca caíram para a segunda divisão, e claramente são os dois maiores clubes do país.

As origens desta rivalidade estão em fatores, sobretudo políticos. O Steaua foi fundado em 1947 por parte de membros ligados ao exército Romeno, enquanto o Dinamo surgiu em 1948 sob a liderança do Ministério do Interior.

Embora o Dínamo tenha ganho mais dérbis no geral, contando apenas jogos válidos pela Liga romena, o Steaua ten vantagem nos confrontos somando todas as competições, e um cartel bem maior de títulos. Além de ter conquistado a Copa dos Campeões 1985-1986 e a Supercopa da UEFA de 1986, os únicos títulos internacionais romenos, o Steua também ganhou mais títulos nacionais do que o Dínamo: 23 campeonatos, contra 18 do rival, 21 Copas da Romênia contra 13 do rival, e 5 Supercopas nacionais, contra uma do rival. A melhor campanha do Dínamo na Copa dos Campeões foi uma semifinal, na temporada 1984-1985.




Tecnologia do Blogger.