Esquadrões Alternativos da Champions League: o Shakhtar Donetsk de 2010/11




Se no final dos anos 90 o Dinamo Kiev surpreendeu a Europa, encarando os maiores gigantes do futebol europeu, nos anos 2000, outro ucraniano fez isto: o Shakhtar Donetsk. A equipe já havia vencido a última edição da Copa da UEFA em 2009 (aonde bateu o próprio Dinamo de Kiev nas semi-finais e o Werder Bremem na final), mas conseguiu seu auge na UEFA Champions League na temporada 2010/11, quando alcançou as quartas de final.

Como campeão Ucraniano, o time treinado por Mircea Lucescu entrou direto na fase de grupos da Liga dos Campeões, caindo na chave H, junto de Arsenal, Braga e Partizan. A equipe contava a base da defesa da seleção Ucraniana, reforçada pelo excelente lateral croata Srna e uma legião de brasileiros do meio para a frente: Jadson, Fernandinho (atualmente no Manchester City), Douglas Costa (hoje no Bayern), William (hoje no Chelsea ), Alex Teixeira, Luis Adriano e o naturalizado croata Eduardo da silva, defendiam o esquadrão preto e laranja.

A equipe passou pela primeira fase com 15 pontos, e a exceção da goleada sofrida em Londres para o Arsenal, venceu todas as outras partidas, incluindo um 6 X 0 sobre o Braga, que futuramente seria vice-campeão da Liga Europa nesta temporada.

O adversário das oitavas de final foi a Roma. O time ucraniano surpreendeu a Loba em pleno Estádio Olímpico de Roma com um 3 X 2, e goleou na Dombass Arena por 3 a 0, se garantindo nas quartas de final.

O adversário nestas quartas foi o Barcelona. Era quase impossível vencer os Blaugranas nesta época, tanto que posteriormente eles se sagrariam campeões do torneio. No Camp Nou o Shakhtar levou 5 X 1, e com mais uma derrota por 1 X 0 na Ucrânia, acabou eliminado.

Na temporada seguinte, a equipe deu vexame, terminando no quarto lugar de um grupo que tinha Zenit , Porto e Apoel. Na temporada 2012/13 o time voltou a surpreender, ajudando na eliminação do então atual campeão Chelsea logo na primeira fase, e parando no futuro vice-campeão Borussia Dortmund nas oitavas de final. 
Tecnologia do Blogger.