Champions League 2017-2018: todos os participantes

Champions League 2017-2018: os participantes

Champions League 2017-2018: todos os participantes 


Com o final da temporada européia 2016-2017, a fase de grupos da UEFA Champions League 2017-2018 já conhece os seus 22 participantes previamente classificados. A Liga dos Campeões da Europa ainda terá quatro etapas de playoffs, onde dezenas de equipes lutarão por mais dez lugares entre os 32 participantes da fase quente da competição.

Champions League 2017-2018: potes para o sorteio dos grupos e informações


Campeões nacionais das principais ligas do Ranking da UEFA, Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Monaco (França), Spartak Moscou (Rússia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia) serão cabeças de chave no sorteio dos grupos, onde também estão assegurados Barcelona, Atlético de Madrid, RB Leipzig, Borussia Dortmund, Tottenham Hotspur, Manchester City, Manchester United, Roma, Besiktas, Porto, Paris Saint-Germain, Anderlecht, Feyernoord e Basel.

Também é certo, que estarão no Pote 2 Atlético de Madrid, Barcelona, PSG, Manchester United, Manchester City, Borussia Dortmund e Porto, ficando uma vaga vacante entre Sevilla e Napoli. Se os andaluzes passarem pelos playoffs, entram neste pote, se forem eliminados e o Napoli passar, quem entrarão serão os partenoppeis. Em caso de eliminação de ambos, um terceiro time será agraciado com a vaga.

Ao todo, 79 clubes estarão presentes na UEFA Champions League 2017-2018, contando a partir de sua primeira etapa preliminar. Campeões de suas ligas nacionais pela primeira vez na história, o FC Infonet, da Estônia, o Víkingur Gøta, das Ilhas Faroe, o FC Samtredia, da Geórgia, o IFK Mariehamn da Finlândia, o FK Kukësi, da Albânia, o Spartaks Jūrmala, da Letônia, o FC Viitorul, da Romênia, e o Europa FC, de Gibraltar, irão estrear na maior competição da Europa, assim como o KF Trepça’89, do Kosovo, que será a primeira equipe kosovar a jogar a Liga dos Campeões. RB Leipzig, Hoffenheim e İstanbul Başakşehir, não foram campeões na Alemanha e na Turquia, mas também irão debutar na Champions.

Dos 22 clubes que já conquistaram a Champions, catorze estão presentes na sua edição 2017-2018, com destaque para os retornos de Chelsea, Manchester United, Liverpool e Feyenoord. Dos campeões ausentes, Milan e Internazionale são sem dúvidas, as ausências mais sentidas. O rossonero se reforça no mercado para a disputa da Europa League, enquanto os neruazzurris não estarão em competições européias.

 A partir da temporada 2018/2019 o sistema de classificação para a Liga dos Campeões irá mudar, com as quatro ligas nacionais mais bem ranqueados colocando cada uma quatro participantes na competição. Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália terão desta forma quatro vagas automáticas na fase de grupos do torneio. Mais 10 equipes também irão se assegurar diretamente nos grupos, com os outros seis participantes vindo dos playoffs.

Vame lembrar, que a grande final da UEFA Champions League 2017-2018 será disputada no Estádio Olímpico de Kiev, dia 26 de maio de 2018.

Fonte do Gráfico: Wikipédia

Tecnologia do Blogger.