Bayern x TSV 1860: O dérbi de Munique



Para quem começou a acompanhar o Futebol alemão há pouco tempo, e não conhece muito sobre sua história, a importância do derby de Munique, disputado por Bayern e TSV 1860 pode ser desconhecida. Ausente há mais de uma década da elite do futebol alemão, o duelo entre as duas equipes da cidade mais importante da antiga Alemanha Ocidental faz falta ao torcedor local, que fica órfão do espetáculo que poderia ser visto em uma Allianz Arena pintada metade de azul, e metade de vermelho.

Sim, o Bayern de Munique já viveu e vive as suas rivalidades nacionais, mas nada que supere a tensão de um duelo local. Se o Borussia Mönchengladbach já bateu de frente com o Gigante da Baviera nos anos de 1970, e o Hamburgo o fez entre o final dos anos de 1970 e o começo dos anos de 1980, foi o Borussia Dortmund quem assumiu a condição de segunda força do Futebol alemão entre os anos de 1990 e o século XXI, com apenas um pequeno hiato entre 2005 e 2009.


Entretanto, o aurinegro da Renânia protagoniza o empolgante dérbi do Ruhr com o Schalke 04, naquela que é considerada a maior rivalidade do futebol germânico. O grande antagonista local do Bayern de Munique é mesmo o TSV 1860, e a sua ausência na elite traz um prejuízo tremendo ao futebol alemão.

Com o rebaixamento do TSV para a 2.Bundesliga há mais de 12 anos, o último derby de Munique oficial aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2008, válido pela Pokal Cup. O Bayern derrotou o time azul de Munique por 1x0, com um gol na reta final do segundo tempo da prorrogação, marcado pelo francês Frank Ribery.

De lá para cá a rivalidade tem vivido apenas dos duelos protagonizados pelas equipes de base, que mesmo assim não deixam de mobilizar Munique. Rebaixado há 12 anos para a 2.Bundesliga, o TSV, após flertar por vários anos, teve em 2017 decretada a queda para a 3.Bundesliga, que vai complicar demais a sua situação, ainda mais se não pagar a taxa de inscrição, algo que poderá acontecer por conta das dificuldades financeiras.

Se nos primórdios, entre as duas Guerras mundiais, o TSV foi o grande time de Munique, as coisas se igualaram após o final da Segunda Guerra Mundial. Na época da Oberliga do Sul, uma das divisões regionais que classificavam o seu campeão para um torneio que definia o campeão nacional, os dois principais times de Munique travavam ferrenhas batalhas pelo posto de principal equipe da Baviera. Após o surgimento da Bundesliga, e especialmente após tomar posse do Estádio olímpico de Munique, o Bayern aumentou muito a sua diferença estrutural e financeira para o rival, tornando o dérbi extremamente desequilibrado.

Quem sabe, um dia o TSV também não volte a lutar pelo topo da Alemanha?
Tecnologia do Blogger.