Os desafios de Ernesto Valverde no Barcelona





O Barcelona anunciou nesta semana que Ernesto Valverde será o seu novo treinador a partir da temporada 2017-2018. Após um trabalho razoável para bom no Athletic Bilbao, o comandante chega como mais uma aposta culé, e com a missão de resolver os problemas que atrapalharam a equipe durante os três anos da era Luís Enrique. 

Luís Enrique nunca teve uma boa relação com a imprensa. Várias vezes, a mesma especulou problemas de relacionamento entre ele e peças chave do elenco, como Mascherano, Piqué, Neymar e Messi. Em suma, nunca nada ficou lrovado, e nem parceu ser verdade. Fato é que Lucho sempre esteve pressionado. Em três temporadas no Camp Nou, conquistou 9 títulos e um triplete, mas nunca foi unanimidade. Muitos apontavam problemas que a equipe tinha, e que a mesma poderia render mais. Algo que Valverde terá de resolver.

O primeiro desafio de Valverde é tornar o Barcelona novamente temido. Hoje, o Barça Perseu o trono da Euripa para o Real. Voltar a trabalhar melhor a posse, avançando no jogo posicional, característica da equipe, é algo fundamental neste processo. Para isto, peças deverão chegar, especialmente para o meio-campo. Nenhum jogador do elenco barcelonista está em fim de ciclo, e só Mascherano e Iniesta merecem mais atenção quanto ao desgaste. Contudo, peças como André Gomes e Denis Suárez, podem e devem render mais. 

O segundo passo de Valverde será gerir o vestiário, e manter o trio MSN em alto nível. A bola deve chegar em melhores condições aos astros, para que os mesmos possam seguir brilhando, e fazendo a diferença. Neymar foi quem mais sentiu as constantes mudanças táticas de Luis Enrique, tendo que diversas vezes, no decorrer da temporada, voltar demais para fechar a linha de quatro no meio-campo, além de ser ala  no 3-6-1 em determinadas ocasiões.A melhor versão do trio se deu na temporada 2014-2015, com  Messi partindo da direita, trabalhando entre as linhas, e ativando Neymar pela esquerda e Suárez no centro. Irá Valverde reencontrar este ponto de equilíbrio?
Tecnologia do Blogger.