Com um ataque avassalador, Monaco é campeão da Ligue 1

Monaco campeão da Ligue 1 2016-2017


Com a vitória desta quarta-feira sobre o Saint Etienne, por 2 a 0, o Monaco confirmou o título da Ligue 1 2016-2017, que já havia sido conquistado de maneira virtual há algum tempo. O clube do principado, assim, põe fim a uma sequência de quatro anos de títulos do Paris Saint-Germain, e mostra o quão interessante o Campeonato francês ainda pode ser.

Quem esperava mais um ano de hegemonia do PSG na França, não contava com a espetacular temporada do Monaco. Cheio de garotos, o time monegasco, treinado por Leonardo Jardim, jogou durante toda a época um futebol vertical, intenso e agressivo. Apresentou valores que irão se destacar muito nos próximos anos, embora Mbappé mereça destaque.

A capacidade de desmarque e finalização do garoto de apenas 18 anos chama a atenção de quem o vê jogar. Com uma maturidade acima da média para um garoto de sua idade, Mbappé também não sente pressão nenhuma, e liderou durante a temporada o avassalador ataque do Monaco, que foi o ponto forte da equipe, sendo o terceiro mais positivo da história da Ligue 1. Ao seu lado, Falcao Garcia reencontrou o bom futebol, deu um chute nas lesões, e voltou a ser o atacante letal dos tempos de River Plate, Porto e Atlético de Madrid.

Durante toda a temporada, o Monaco jogou em um 4-4-2, com dois atacantes (Mbappé  e Falcao), dois extremos (Bernardo Silva, que era o grande armador de jogadas da equipe, e Lemas), dois interiores (Fabinhjo e Bakayoko), e dois laterais muito ofensivos (Sidibé e Mendy). Problemas na defesa posicional, especialmente, e na transição ofensiva fora comuns, embora a equipe tenha passado boa parte dos jogos trocando ataques com os rivais.

Além de conquistar a Ligue 1, o Monaco ainda chegou na final da Copa da Liga, e na semifinal da Copa da França, caindo nas duas ocasiões diante do PSG, e foi semifinalista da Champions League, sendo eliminado pela forte equipe da Juventus. É difícil para uma equipe tão jovem e um elenco raso, jogar em quatro frentes, mas o Monaco conseguiu competir em bom nível em todas as situações, e conquistou um título muito importante, para o clube e para o futebol francês, que não vê mais a hegemonia do PSG se perpetuar.
Tecnologia do Blogger.