Manchester United é o campeão da Europa League 2016-2017!

Manchester United é o campeão da Europa League 2016-2017!




O Manchester United é o campeão da Europa League 2016-2017. Os Red Devils derrotaram o Ajax por 2 a 0 na final, disputada em Solna, controlando a partida em mais uma exibição tática de José Mourinho, que deu mostras de que está longe do final da carreira, como alguns falavam no começo da temporada.

Em suma, o Manchester United nunca deu dúvidas de que perderia a final.  Mourinho deu um nó em Peter Bosz, com encaixes de marcação no meio, não dando espaços para o Ajax criar com os seus interiores, Klassen e Zyiech, muito bem marcados por Pogba e Herrera (este até guardava mais posição), interiores no 4-4-1-1 mancuniano, que tinha o contestado Fellaini na mediapunta, marcando o experiente Schone. Qualquer desvantagem  gerada por algum  dos  dois extremos do Ajax (Traoré e Younes), não gerava perigo, pois encontrava um muro na área, bem fechada com as duas linhas de quatro homens estabelecidas por Mou.

Controlando as ações, o United não deixava de atacar, mesmo que não tivesse a posse na maior parte do tempo. Em um bom ataque, aos 18 minutos de jogo, Pogba recebeu na entrada da área, e chutou de pé esquerdo. A bola desviou no zagueiro Davinson Sánchez, matando o goleiro Onana e abrindo o placar. Durante o restante do primeiro tempo, o United controlou bem o Ajax, que tinha a bola, mas nos dois primeiros terços de campo, especialmente com os zagueiros, que tentavam levar o time para o ataque, mas viam seus homens de frente encaixotados.

O segundo gol do United veio no começo da segunda etapa, com Mkhitaryan, que desviou um toque de cabeça de Smalling, após uma cobrança de escanteio. Com a vantagem no marcador, o United se retraiu ainda mais e passou a explorar as transições. Lingard, que veio do banco, teve a chance de fazer o terceiro, mas foi travado por Sánchez, na cara de Onana. Com um Ajax totalmente controlado, coube ao United esperar o tempo passar, para levantar a taça.

O time de José Mourinho soube crescer com o decorrer da temporada, tarde demais para lutar pelo título em uma Premier League dominada pelo Chelsea de Conte, e com o ótimo Tottenham de Pochettino. Mourinho viu que era melhor lutar pelo hoje importante título da Europa League, onde o United tinha o melhor elenco, do que buscar uma vaga na Champions via EPL, onde teria que lutar com o City de Guardiola, o Liverpool de Klopp e o Arsenal de Wenger. Com a vitória sobre o Ajax na grande decisão da UEL, está não só assegurado na fase de grupos da Champions, como volta a ganhar uma competição européia, 9 anos depois da conquista da Champions em Moscou.

A temporada do United poderia até ter sido de mais vitórias tranquilas, não fosse os desperdícios de gols no ataque. Durante boa parte da época, os Red Devils ficaram dependentes demais de Ibrahimovic para colocar a bola na rede, e após sua lesão, sofreram com isto.

Essa foi a primeira vez que o Manchester United conquistou a Liga Europa. Assim, a Inglaterra colocará quatro equipes na fase de grupos da Champions League 2017-2018, com a participação de Chelsea, Tottenham, Manchester City e Manchester United. O Liverpool, terá de disputar a etapa de Playoffs da competição, a ser disputada em Agosto.



Imagem: UEFA
Tecnologia do Blogger.