Greuther Furt x Nuremberg: o dérbi franconiano

Greuther Furt x Nurenberg


Hoje, os dérbis do Borussia Dortmund contra Bayern de Munique e Schalke 04, são os que mais chamam a atenção do espectador estrangeiro da Bundesliga. Em outros tempos, entretanto, outro dérbi chamava a atenção: Nuremberg x Greuther Fürth.

Os dois clubes eram muito fortes no início do século XX, época pré-Bundesliga, e conquistaram vários títulos importantes. Antes da primeira Guerra Mundial, o Fürth, conquistou o título alemão em 1914, vencendo também, posteriormente, em 1926 e 1929. O Nüremberg conquistou um bicampeonato da liga em 1920 e 1921, e outro em 1924 e 1925, voltando a levantar a taça em 1927. Além disto, os dois clubes formavam a base da seleção alemã.

Em 1922, foi criado um projeto, para unificar a cidade de Fürth com Nuremberg. Ambas ficam na região da fronteira franconiana, que dá nome ao dérbi. Os moradores de Fürth foram contra a idéia, gerando uma rivalidade enorme entre as cidades, ampliada, já que os clubes lutavam pela hegemonia nacional. Até os dias de hoje, cada dérbi vale muito mais do que os três pontos, e é raro ver algum jogador defendendo um time, e depois o outro.

Nos anos 30, especialmente após o começo da Segunda Guerra Mundial, os dois clubes começaram a perder forças, algo ampliado após o surgimento da Bundesliga, em 1963. O Nürnberg conquistou a Bundesliga em 1967/68, e desde 2007, quando conquistou a Copa da Alemanha, não vence um título. O Fürth passou desde a criação da Bundesliga, a habitar as divisões inferiores da Alemanha, tendo inclusive mudado seu nome para SpVgg Greuther Fürth. Apenas em 2013, os verdes conseguiram alcançar a elite alemã, mas pouco depois retornaram à segundona.

Nuremberg e Greuther Fürth foram fundados em 1900 e 1903, respectivamente. O primeiro dérbi entre os dois aconteceu seis anos depois, em 1909. De lá para cá, são 261 confrontos, com 134 vitórias do Nuremberg, contra 74 do Greuther Fürth.

Atualmente, os dois clubes se encontram na 2. Bundesliga, e buscam retornar à elite.
Tecnologia do Blogger.