Bayern foi campeão da Bundesliga neste Sábado





O Bayern de Munique se proclamou campeão da Bundesliga 2016/17 no último final de semana, algo que já era esperado. A taça foi confirmada na 31° rodada, após o time da Baviera massacrar o Wolfsburg por 6 a 0. A grande diferença desta conquista para outras, é que nunca, em uma outra temporada, o Bayern jogou tão pouco futebol e foi campeão alemão com facilidade. Sim, os os méritos da conquista são todos de Ancelotti e seus comandados, mas o nível de atuação dos adversários colaborou.

A queda de desempenho do Bayern, com relação aos tempos de Guardiola foi clara. Desta vez, o Bayern foi eliminado da Copa da Alemanha pelo Borussia Dortmund de Thomas Tuchel nas semifinais, bem como caiu nas quartas da Liga dos Campeões diante do Real Madrid. No Campeonato alemão, o time tropeçou bem mais do que fazia nos tempos de Guardiola, mas contra um BVB irregular e um Leipzig cheio de garotos, se sagrou campeão por imposição do elenco. A sensação, é que este atual Bayern é bem similar ao de Guardiola, mas faz tudo de uma maneira bem mais pragmática, sem tantas variações táticas dentro de um mesmo jogo, e de um jogo para outro. Se torna, assim, mais previsível, e outras equipes, mesmo em território alemão, tem condições de o encarar.

David Alaba, Robert Lewandowski (2x), Arjen Robben, Thomas Muller e Kimich foram os autores dos seis gols do time bávaro no jogo decisivo contra o Wolfsburg, que a partir dos 79 minutos jogou um jogador a menos, após a expulsão de Luís Gustavo. Esta é a quinta Bundesliga consecutiva do Bayern desde 2013. Nenhuma equipe alemã já tinha conquistado um pentacampeonato nacional. Em todo o século XXI, apenas em sete temporadas, o Bayern não foi campeão alemão. Apenas Borussia Dortmund, Werder Bremen, Stuttgart e Wolfsburg também conseguiram o título germânico, sendo que os aurinegros o fizeram três vezes, contra duas dos papagaios e uma dos outros dois.

A próxima temporada, será um período de transição para o Bayern de Munique, que estará sem Xabi Alonso e Philipp Lahm, que irão se aposentar ao final da Bundesliga, que ainda terá três rodadas. De resto, a base do elenco deve ser mantida, pois a diretoria já avisou, que não deverá fazer loucuras na próxima janela.



Imagem: Bayern de Munique
Tecnologia do Blogger.