Ajax x Manchester United - Final da Europa League 2017 - Data, horário e TV

Ajax x Manchester United - Final da Europa League 2017 - Data, horário e TV


Ajax x Manchester United - Final da Europa League 2017 - Data, horário e TV (24/05/2017)



Uma final de gigantes. Assim dá para definir a grande decisão da Europa League 2016-2017, a ser disputada neste dia 24 de maio, em Solna, na Suécia. Ajax e Manchester United farão um jogão, definindo quem fica com uma das taças mais cobiçadas do futebol europeu, e uma vaga na fase de grupos da próxima UEFA Champions League.

De um lado, o Ajax tem um elenco jovem, que trabalha muito bem no jogo associativo e vertical, mas peça pelas concessões defensivas. Do outro, o United é hoje um time sólido defensivamente, mas que peca por perder muitos gols, e se retrair demais em alguns momentos.



Como o Ajax chegou na Friends Arena



Após ser eliminado ainda nas etapas preliminares da Champions, o Ajax soube fazer do limão uma limonada. Ingressou em um grupo complicado na Europa League, ao lado de Celta, Standard Liège e Panathinaikos, e avançou em primeiro, somando 14 pontos (quatro vitórias e dois empates), com 11 gols marcados e seis sofridos. Na primeira etapa de mata-mata, acabou eliminando o Legia Varsóvia, já que empatou na Polônia por 0 a 0, e assegurou vaga para as oitavas de final ao fazerr 1 a 0 em Amsterdã. Nas oitavas-de-final, o Ajax até perdeu para o Copenhague na ida por 2 a 1, mas na volta, venceu por 2 a 0, e se assegurou nas quartas-de-final, onde eliminou o Schalke 04, com vitória por 2 a 0 na ida em Amsterdã, e derrota na volta por 4 a 2, após a prorrogação.

Nas semifinais, contra o Lyon, o Ajax soube aproveitar as concessões defensivas do rival na ida, e encaminhou classificação com uma goleada de 4 a 1. Na volta, errou um pouco menos, perdeu por 3 a 1, e chegou na grande final.

A irregularidade no caminho, mostra muito da Juventude deste Ajax. O técnico Peter Bosz, muitas vezes, tem mandado ao campo um time que apresenta média de idade inferior a 21 anos. Admirador de Johan Cruyff e discípulo da lenda, contudo, ele montou um time com muita cara de Ajax. A equipe é insegura atrás, mas busca o jogo associativo e agride com facilidade na frente. É capaz de encantar, e de assustar, em menos de uma semana, como aconteceu com o Lyon nas semifinais. Justin Kluivert, filho de Patrick, último grande capitão do Ajax, é uma das esperanças do time, se mostrando um dosmais promissores jovens jogadores do planeta.

Vice-campeão da Eredivisie, e eliminado nas oitavas-de-final da Copa do Holanda, o Ajax fará desta final de Europa League a sua chance de título. Curiosamente, o Ajax não conquista um título europeu desde 1995, há 21 anos. Consequentemente, boa parte dos 11 jogadores que entarem em campo, nem eram nascidos nesta ocasião.

Como o Manchester United chegou na Friends Arena


O Manchester United entrou direto na fase de grupos da Europa League, em uma chave A bastante complicada, ao lado de Fenerbahçe, Feyenoord e Chornomorets Odesa. Avançou no segundo lugar, somando 12 pontos (quatro vitórias e duas derrotas) sendo superado pelo Fenerbahce, da Turquia. Na sequência eliminou o Saint Etienne, em eliminatória que ficou marcada pelo duelo entre os irmãos Pogba. O time de Mourinho venceu em casa por 3 a 0 e por 1 a 0 na França. Nas Oitavas, os Red Devils deixaram para trás o Rostov, empatando em 1 a 1 na Rússia e vencendo por 1 a 0 no Old Trafford. Nas quartas, outro empate em 1 a 1 fora de casa, desta vez contra o Anderlecht, que foi ao Teatro dos Sonhos e conseguiu empatar em 1 a 1 no tempo normal. Contudo, na prorrogação, um gol de Rashford salvou a equipe mancuniana da eliminação.

Nas ida das semifinais, mais uma vez a estrela do garoto Rashford brilhou. Substituindo Ibrahimovic, lesionado justamente no jogo da volta contra o Anderlecht, o prodígio inglês fez outro golaço de falta, dando a vitória ao United pelo placar mínimo. No jogo de volta, o United encontrou um Celta aguerrido, mas incapaz de o superar, empatando em 1 a 1, e se assegurando na grande decisão.

Ajax x Manchester United na história


Ajax e Manchester United se enfrentaram no mata-mata da Liga Europa 2011-2012. Na Holanda, o United venceu por 2 a 0, e em casa, perdeu por 2 a 1, avançando de fase. 

Com um melhor e mais experiente, o United é favorito nesta final. 



Evento: Ajax x Manchester United - Final da Liga Europa 2017
Data: 24/05/2017
Horário: 15h45
TV: Espn Brasil, Fox Sports e Esporte Interativo
Local: Friends Arena, Estocolmo
Tecnologia do Blogger.