Ajax dá show

Ajax europa League 2017'' id=


O Ajax recebeu o Lyon na Amsterdã Arena, nesta quarta-feira, em jogo válido pela partida de ida das semifinais da UEFA Europa League 2016-2017. Os holandeses venceram por 4 a 1, mas poderiam ter feito mais, em um Lyon que pareceu batido mentalmente, diversas vezes. Contudo, a vantagem ainda é muito boa, e o Ajax poderá, na próxima semana, assegurar presença em uma final européia, pela primeira vez neste século.

O Lyon de Genésio começou o jogo no 4-2-3-1, sem Lacazette. Tolisso jogou na mediapunta, com Fekir como falso 9, e Valbuena e Cornet pelos lados. Já o Ajax iniciou a partida com Dolberg no lugar de Kluivert. A intenção era utilizar a inteligência do jogador para atacar possíveis espaços deixados pelas tradicionais falhas do sistema defensivo do Lyon, e deu certo. Sim, na primeira metade do primeiro tempo, o Lyon foi superior. Marcou ferozmente a saída de bola do Ajax, que tinha dificuldades para bater as linhas de pressão no meio-campo, e usou muito a bola longa. Contudo, o Lyon também fazia uso da força física para levar vantagem nos duelos aéreos, e controlava o jogo mesmo fora de casa.

Contudo, mesmo ainda muito jovem, o Ajax conseguiu superar nos momentos de dificuldade. Especialmente, por conta da capacidade de Dolberg e Traoré. Primeiro, Dolberg sofreu uma falta na entrada da área. Klassen cobrou, e Traoré desviou de cabeça para o gol, abrindo o placar. Logo na sequência, Lopez foi colocar a bola em jogo, mas o fez de maneira alta e curta. Traoré antecipou, de cabeça, a zaga do Lyon, e serviu para Dolberg, que se infiltrou nas costas dos defensores franceses para ampliar.

Os gols abalaram muito o Lyon, que apesar de passar a avançar ainda mais em busca do gol, perdeu o domínio. O Ajax passou a circular melhor a bola, e poderia até ter ampliado a sua vantagem ao final da primeira etapa. No segundo tempo, o Lyin voltou com Ghezhal e no 4-3-3, na tentativa de recuperar o prejuízo, mas acabou sofrendo log de cara o terceiro gol com Younes.

O tim francês foi para cima, e até descontou com Valbuena. Mas deu muito espaço, para o Ajaxdae show. Em uma linda troca de passes, o Ajax chegou ao quarto gol, com Traoré. No contra-ataque, teve várias chances de ampliar a vantagem e encaminhar ainda mais a vaga. Mas pecou demais na finalização, talvez por juventude. Contudo, esta juventude merece, por tudo o que vem fazendo, recolocar o Ajax em uma final européia, mais de 29 anos depois.



Imagem: LUKAS SCHULZE/UEFA VIA GETTY IMAGES
Tecnologia do Blogger.