Red Bull Salzburg é campeão da Youth Legue, após campanha fulminante

Red Bull é campeão da Youth Legue, após campanha fulminante


O Red Bull Salzburg, com uma campanha fulminante e invicta, é o campeão da UEFA Youth League 2016/17, a Liga dos Campeões sub-19. O clube da Áustria derrotou o Benfica, por 2 a 1, de virada, na grande decisão, disputada nesta segunda-feira, no Colovray Stadium, em Nyon, na Suíça.

O Benfica até abriu o placar, com Zé Gomes, aos 29 minutos de jogo, de cabeça. Procurou administrar a vantagem com inteligência, cedendo poucos espaços, se movendo pouco com a bola, para não se atrapalhar na recomposição. Assim, o time austríaco não conseguiu se valer da tradicional pressão no campo de ataque. No entanto, o Red Bull soube ser calmo e usar a bola aérea na segunda etapa, e empatou aos 25 minutos, com um gol de Patson, de cabeça. O gol pertubou o time português, e cinco minutos depois, em um contra-ataque, Schmidt, que havia entrado no decorrer do jogo, finalizou após uma assistência de Wolf, sacramentando o título do Red Bull Salzburg.

A campanha da equipe do técnico Marco Rose foi fulminante. O clube entrou no caminho dos campeões nacionais, e estreou aplicando um 8 a 0 no agregado contra o Vardar, da Macedônia, antes do 9 a 1 contra o Kairat, do Cazaquistão. Na fase final, eliminou o Manchester City, nos pênaltis, após um empate no tempo normal, e deixou os poderosos Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid para trás nas oitavas e quartas-de-final, respectivamente. Nas semifinais, o Red Bull Salzburg havia eliminado o Barcelona, com outra vitória de virada por 2 a 1. O Benfica, havia eliminado o Real Madrid.

O principal destaque do elenco campeão foi o meia austríaco Hannes Wolf, vice-artilheiro da competição com sete gols. O promissor jogador também deu duas assistências na final contra o Benfica. Os interiores Haidara e Schlager, o atacante Mergim Berisha, e o zagueiro Meisl são outros nomes importantes desta equipe do RB. Dos demais equipes semifinalistas, ainda podemos ficar de olho no goleiro Sergi Puig, no famoso Oriol Busquets, no extremo Mboula e no lateral-esquerdo Cucurella do Barcelona, no atacante Sergio Díaz, no lateral-direito Hakimi e no volante Valverde do Real Madrid, no zagueiro Dias, no defensor Pedro, nos meias Diogo Gonçalves, Gedson Fernandes e Florentino, e no atacante João Filipe do Benfica. O Ajax não chegou nas semifinais, mas apresentou nas fases anteriores o centroavante Kaj Sierhuis e o   famoso Justin Kluivert, que já brilha na equipe principal.

A Youth League foi criada na temporada 2013/14, quando teve o Barcelona como campeão. O Chelsea levou a taça nas duas edições seguintes (2014/15 e 2015/16), mas desta vez ficou de fora, após o insucesso de suas equipes principais e de base na temporada passada na Inglaterra.


Foto: UEFA
Tecnologia do Blogger.