Liverpool dominou e venceu o Everton no dérbi

Liverpool dominou e venceu o Everton no dérbi



Após a pausa para a data FIFA, a Premier League voltou neste Sábado, em grande estilo. Liverpool e Everton fizeram em Anfield o dérbi da 30º rodada da competição, que se encaminha em sua reta final, cercada de definições pela frente. E os Reds venceram por 3x1, com gols de Mané, Coutinho e Origi, crescendo de vez para buscar um lugar na próxima Champions.

O Liverpool começou a Premier League muito bem, mas teve uma queda de rendimento em 2017. O estilo de jogo intenso de Klopp, onde o time se defende e ataca em um bloco muito compacto no 4-1-4-1, exige demais do físico e do mental dos jogadores, que precisam de muita concentração nos 90 minutos para atuar na intensidade necessária. Neste Sábado, contra o Everton, os Reds mais uma vez pressionaram na frente. O Everton atuava em um 3-4-3, mas dava espaços para os dois pontas do Liverpool, Mané e Coutinho, trabalharem entre as linhas. E foi fatal.

O Everton, ao longo de toda a Premier League, mostrou ser bastante dependente de Lukaku. Mesmo que o belga seja um homem de frente, e não o responsável pela transição, é ele quem executa e finaliza a maioria das jogadas dos Toffoes, sendo o principal responsável por gols e assistências na equipe de Koeman. Contra o Liverpool, a dificuldade na saída de bola fez a equipe rifar demais a bola, sem que ela chegasse em Lukaku. Com sua principal peça praticamente desativada, o Everton era presa fácil para um Liverpool que dominava atacando, se defendendo, e contra-atacando.

Com Coutinho e Mané trabalhando entre linhas, de fora para dentro, e Firmino se movimentando e saindo do centro do ataque, a zaga do Everton perdia a referência. Barkley também trabalhava de maneira errada, e o primeiro gol do Liverpool foi questão de tempo. Ainda no primeiro terço de jogo, Coutinho fechou por dentro sem bola, enquanto Mané driblou e passou para dentro com o objeto esférico, tendo toda a condição para arrematar, e abrir o placar. Na sequência, o Everton até empatou, com . Contudo, o gol foi um fato isolado. Os Reds, ainda na primeira etapa, retomaram a frente do marcador, com Coutinho. O brasileiro fez grande jogada individual pela ponta-esquerda, cortou para dentro e marcou um golaço, digno de craque.  Em geral, Liverpool dominou o Everton, controlou o jogo, e produziu para vencer por mais ainda na primeira etapa.

A produção do Everton evoluiu a partir do intervalo, e a equipe conseguiu equilibrar o jogo no segundo tempo. Foi aí, que Origi fez o 3 a 1, e matou de vez qualquer esperança do lado azul. O Liverpool aproveitou mais a falha do Everton na saída de jogo, e Coutinho serviu o centroavante belga para liquidar a fatura, em um jogo onde já vivia mais do contra-ataque do que da posse. Bastou aos Reds controlar o restante da partida, esperar o relógio rodar, e comemorar a segunda vitória em Merseyside derby na temporada.


A estatística: Philippe Coutinho soma 7 gols e 6 assistências em 23 partidas que disputou com o Liverpool na atual Premier League.

Você Sabia? Sadio Mané é o artilheiro do Liverpool na atual Premier League, com 13 gols.



Imagem: Liverpool FC
Tecnologia do Blogger.