Légia x Polonia: o dérbi de Varsóvia

Légia x Polonia: o dérbi de Varsóvia

A Polônia também tem o seu grande dérbi. Polonia Varsóvia e Legia Varsóvia protagonizam uma grande rivalidade local, mesmo que a partida tenha perdido prestígio, após o rebaixamento do Polonia para as divisões inferiores em 2010, por conta de dívidas. As rivalidades nacionais, entre o Legia e as fortes equipes de outras cidades, em especial Lech Poznań, Widzew Łódz e Wisła Cracóvia, passaram a atrair maior atenção dos fãs, principalmente de outros países. Entretanto, ninguém tira o charme de um duelo como este, com uma linda história, que infelizmente ficou no passado.


O Legia foi fundado em março de 1916, por militares que atuaram na 1º Guerra Mundial. O apelido de "Legionisci" (algo como "Os Legionários"), vem da forte ligação que o Legia tem até hoje com o exército polonês, algo que facilitou a ascensão da equipe após o fim da II Guerra Mundial.


Já o Polonia Varsovia, foi fundado cinco anos antes, em 1911, por alguns grupos escolares. O seu nome era uma homenagem ao país, então dominado pela Prússia. Durante o período de domínio comunista no país, o Polonia ficou caracterizado como o clube dos trabalhadores das estradas de ferro, algo similar ao que aconteceu com o Lokomotiv Moscou na Rússia. A partir daí acabou perdendo forças, por conta do fraco desempenho do setor ferroviário na Polônia, e do favorecimento ao Legia, que recebia os melhores jogadores jovens em idade militar.

cfd074b8438b4fcf2002abbadd89ce9f


O primeiro duelo entre as duas equipes aconteceu em 1921. Desde então, o derby da capital polonesa foi jogado 78 vezes, com 29 vitórias para o Legia, 26 para o Polonia e 19 empates. A maior história recente do derby de Varsóvia aconteceu em 2010. O Polônia, lutava contra o rebaixamento e já acumulava dez anos sem vencer o Legia. Iria enfrentar o rival na penúltima rodada, e precisava do triunfo para escapar da degola. Conseguiu vencer por 1×0, quebrar o tabu e procrastinar o rebaixamento, que veio um período depois.


No total, o Polonia Varsóvia já conquistou duas vezes o campeonato polonês, duas vezes a Copa da Polônia, uma vez a Supercopa da Polônia, e uma vez a Copa da Liga polonesa. O cartel de títulos do Legia é bem maior. Ao todo, os Wojskowis já conquistaram 11 vezes a liga polonesa, 18 vezes a Copa da Polônia, 4 vezes a supercopa polonesa, e uma vez a Copa da Liga polonesa.


Fica a expectativa para que em um futuro, mesmo que distante, o Polonia possa retornar à elite, para termos de volta, com maior frequência, este grande duelo.
Tecnologia do Blogger.