Genoa x Sampdoria: o Derby della Lanterna



O Derby della Lanterna ou dérbi de Gênova, é disputado por Genoa e Sampdoria, e guarda muita coisa para contar ao Mundo.

Primeiramente, vale a pena explicar o nome do dérbi, que faz referência à Torre della Lanterna, um grande farol (lanterna, em italiano), que há na recepção do Porto de Gênova, um dos maiores da Europa.

A Sampdoria, foi criada em 1946, após a fusão de dois clubes, o Ginnastica Sampierdarenese e o Società Ginnastica Andrea Doria. O Genoa Cricket and Football Club, surgiu bem antes, em 1893, e é considerado por muitos o mais antigo clube de futebol italiano.

Como principais conquistas, o Genoa tem nove Campeonatos italianos e uma Coppa Italia, sendo o clube com mais scudettos depois do trio Juventus-Milan-Internazionale.

Já a Samp, conquistou o scudetto na temporada 1990-1991, além de ter vencido quatro vezes a Coppa Italia, ter ganho uma Recopa européia em 1989-1990, e alcançado a final da Liga dos Campeões na temporada 1991-1992. Na ocasião, o clube perdeu para o Barcelona por 1x0.

O primeiro confronto dos dois pelo Campeonato italiano aconteceu em março de 1947, uma vitória de 3x2 da Sampdoria. Ao todo, são 93 confrontos oficiais, com 23 vitórias do Genoa, 35 empates e 36 vitórias da Sampdoria.

Tecnologia do Blogger.