A força da França

A força da França


As campanhas da França em grandes torneios na era pós Zinedine Zidane não são as melhores. As eliminações na fase de grupos da Euro 2008 e da Copa de 2010, ainda com Raymond Domenech, foram seguidas de uma campanha fraca na Euro 2012 com Laurent Blanc.

Após este ciclo, Didier Deschamps assumiu o comamdo de Les Bleus, ancorado por um ótimo trabalho no Olympique de Marseille. Com ele no comando, a seleção francesa chegou nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2014, e na decisão da Euro 2016. Com talentos como Pogba, Griezmann e Payet, o desempenho melhorou, mas ainda parece poder ser melhor. 

Sobretudo, por conta dos ótimos nomes que surgem no futebol francês. Osmar Dembele, Mbappé e Bakayoko são alguns dos exemplo que podem ser citados. O primeiro, se transferiu em 2016 para o Borussia Dortmund, onde assumiu a responsabilidade de substituir o armênio Mkhitaryan, atuando como um armador pelos lados do campo, e o vem fazendo de maneira brilhante. Os outros dois, defendem o Monaco, que em teus de desempenho é um dos melhores times da temporada européia. 

Falta muito para esta França, como equipe, chegar na Copa de 2018 lutando pela taça. Utilizar a base deste Mônaco, cheio de jogadores franceses, pode ser um caminho. Se Bakayoko desponta como um ótimo interior, e Mbappé um verdadeiro demônio na área, Sidibé e Mendy são dois aviões nas laterais, e por eles passou a vitória sobre Luxemburgo por 3 a 1 no último final de semana. Sidibé serviu Giroud no primeiro gol, enquanto Mendy deu o cruzamento para o terceiro. Sidibé também foi quem tabelou com Dembele, e sofreu o pênalti que originou o segundo tento.

As jogadas pelos lados foram fundamentais para o triunfo. Luxemburgo se fechou amplamente em um 4-4-2, travando os espaços no miolo do campo. O gol do selecionado vizinho da Holanda saiu de um pênalti cometido pelo meio-campista Blaise Matuidi.

Material humano Dechamps tem de sobra, para montar uma seleção altamente competitiva. Resta saber se ele terá tempo e competência, para transformar esta reunião de talento em um esquadrão campeão.
Tecnologia do Blogger.