Zrinjski x Velež: o dérbi de Mostar

Zrinjski x Velež: o dérbi de Mostar


O Mostar derby, ou Mostarski gradski derbi no bósnio, é confronto que reúne aquela que provavelmente é a segunda maior rivalidade do futebol na região dos balcãs, só sendo superada pelo dérbi de belgrado.  A partida entre HŠK Zrinjski e FK Velež, os dois clubes mais importantes da cidade de Mostar, e dois dos mais importantes da Bósnia-Herzegovina, movimenta a paixão do torcedor local, e atrai os olhos de todo o plantea.

O primeiro dérbi de Mostar na história foi disputado em 1922. O HSK Zrinjski é o irmão mais velho do dérbi, tendo sido fundado em 1905, enquanto o FK Velež foi fundado em 1922. No entanto, os clubes tomaram rumos muito diferentes. Entre os anos de 1930 e o começo dos anos 2000, o dérbi acabou não sendo disputado. O Zrinjski, em uma determinada altura, foi fortemente prejudicado pelo governo iugoslavo, e impedido de atuar na elite do futebol local devido à sua origem croata, enquanto o Velež , fundado por moradores dos bairros Carina e Brankovac, acabou passando para o controle de membros do partido comunista.

Enquanto o Zrinjski ficava no ostracismo, tendo permanecido mais de 40 anos sem atividades, o Velež  acabava fortalecido pelo governo. O clube foi a principal agremiação Bósnia dentro do cenário do futebol soviético, tendo inclusive sendo três vezes vice-campeão nacional entre os anos de 1970 e 1980, e conquistado a Copa da Iugoslávia em 1981 e 1986.

Entre os anos de 1990 e 2000, a Iugoslávia acabou divida em outras várias nações. Apenas após o surgimento da Liga de futebol da Bósnia-Herzegovina o dérbi voltou com força total, e a rivalidade ainda mais inflamada.

No total, o Zrinjski já conquistou quatro títulos da recém fundada liga bósnia, o tendo feito nas temporadas 2004–05, 2008–09, 2013–14, 2015–16. Por sua vez, o Velež jamais foi campeão bósnio.



Tecnologia do Blogger.