Porto x Boavista: o Derby da Invicta




A rivalidade Porto x Boavista, pode nem de longe ser a mais equilibrada do Futebol mundial, mas é uma das mais antigas. Os Dragões e as Panteras dividem a Cidade Invicta em duas paixões, que não tem tamanho.

É bem verdade que o Porto com o tempo se tornou sinônimo da cidade, e rompeu suas fronteiras para lutar por glórias no cenário nacional e internacional, enquanto o Boavista acabou tomando outro rumo. Fundado no dia 1° de Agosto de 1903, por um grupo de operários portugueses e ingleses, o clube se manteve fiel às raízes humildes, e talvez por isto, não cresceu como poderia.

O primeiro jogo oficial entre Porto e Boavista aconteceu logo na primeira edição do Campeonato de futebol da cidade do Porto, com triunfo dos axadrezados por 2x1, que asseguraram assim a taça. Uma das poucas na competição, já que em 34 edições, 30 acabaram nas mãos dos portistas.

Nos últimos anos, a maior glória das Panteras foi a conquista do Campeonato português na temporada 2000-2001, onde o grande momento, foi uma vitória sobre o Porto, por 1x0, ainda na metade do Campeonato. Os portistas lideravam a liga até então, mas sentiram o golpe. A partir dali, o Boavista inciou uma reação impressionante, assumindo a liderança na virada do primeiro para o segundo turno, e apenas administrando a ponta na reta final, para levantar a taça.

Apesar da queda do Boavista, o Derby da Invicta ainda é o quinto maior clássico do Futebol português, atrás apenas dos duelos entre os times do trio de ferro, e o dérbi minhoto, protagonizado por Braga e Vitória de Guimarães. De resto nada tira o charme deste jogo, que ainda é o maior do norte do país.




Tecnologia do Blogger.