Lendas da Champions League: Alex Ferguson

Alex Ferguson
Imagem: Football Manager Stories



Uma lenda. Só assim mesmo para definir Sir. Alex Ferguson. O escocês passou 27 anos no cargo de comandante do Manchester United, e só deixou o clube para se aposentar, já com mais de 70 anos,  e ainda no auge, conquistando títulos e com aceitação tanto da imprensa, quanto do público.


Como jogador, Ferguson foi um bom atacante e atuou por clubes escoceses, como o Dunfermline Athletic e o The Rangers. Foi artilheiro do campeonato Escocês na temporada 1965-1966. Como técnico, Ferguson trabalhou em três clubes do seu país: East Stirlingshire, St. Mirren e Aberdeen, além de treinar a seleção escocesa, antes de assumir o comando do Manchester United. Pelo Aberdeen, Ferguson conquistou vários títulos importantes, quebrando a hegemonia de Celtic e Rangers.

Ferguson assumiu o cargo de comandante do Manchester United em 1986. Até então, o clube ainda não tinha a força que tem hoje. O primeiro título de Ferguson com os Red Devills veio no começo dos anos de 1990. No total, Ferguson conquistou com o Manchester United,  13 Premier Leagues, duas UEFA Champions League, uma Recopa européia (também venceu uma com o Aberdeen), Copas da Inglaterra e da Liga inglesa, além de dois Mundiais de clubes, em uma coleção que engloba 38 taças. Ainda ajudou na formação de craques, como Cristiano Ronaldo, David Beckham e Wayne Rooney.

Em 1999, Ferguson tornou-se o primeiro técnico a conduzir uma equipe inglesa a conquista da tríplice coroa, vencendo a Premier League, a FA Cup e a UEFA Champions League na mesma temporada.

Sim, durante sua longa trajetória como técnico do Manchester United, Alex Fergunson sofreu com algumas ameaças ao seu cargo, mas foi se salvando, até virar unanimidade.

Eternamente, Ferguson estará nos corações do torcedores do Manchester United,  e seu nome jamais será esquecido em Old Trafford. Hoje,  ele trabalha como consultor do comitê técnico da UEFA.
Tecnologia do Blogger.