Internazionale x Juventus: o Derby D'italia

Internazionale x Juventus: o Derby D'italia


Embora tenham suas rivalidades locais, Juventus e Internazionale fazem o grande dérbi nacional italiano. Junto com o Milan, os dois clubes dominam amplamente o cenário histórico do futebol italiano, e fazem desta partida um jogo que vale mais do que três pontos.

A rivalidade começou a tomar força maior nos anos de 1960. Eram tempos do forte time da Internazionale de Helenio Herrera, que batia de frente com a Juventus, do craque Omar Sívori, vencedor da Bola de Ouro em 1961. Trocas de farpa entre dirigentes se tornaram naturais, especialmente pela rivalidade existente entre as duas famílias que lideravam os clubes. Angelo Moratti, presidente da Inter, batia de frente com o presidente da federação italiana, Umberto Agnelli, julgando que o seu clube era fortemente prejudicado, já que a família Agnelli, apresenta grande ligação com a Juventus.

Durante anos, a rivalidade seguiu quente. Nas décadas de 70 e 80, bianconeros e neruazzuris seguiram trocando farpas, e acusações, que muitas vezes acabavam em brigas entre torcedores fora do campo. Entre o final dos anos 80, e o começo dos anos 90, o Milan, sob o comando de Sachi e Capello, foi ganhando força, e passou a ter uma rivalidade quase tão grande com a Juventus como a Internazionale. O Derby D'italia, no entanto, prosseguiria tendo seu valor, e viveria ainda muitos momentos importantes. .

Um jogo sempre lembrado dos anos de 1990 é o triunfo por 1 a 0 da Juventus sobre a Internazionale em Turim, na temporada 1997-1998. Faltavam poucas rodadas para o final do campeonato, e as duas equipes lutavam pelo título, com a equipe de Turim tendo apenas um ponto de vantagem na frente. Del Piero abriu o placar para a Juventus, o que fez a Inter partir para cima. Ronaldo acabou sendo derrubado por Mark Iuliano na grande área, mas o árbitro Ceccarini não assinalou nada, para revolta dos interistas. Pouco depois, a Juve teve um pênalti marcado, que Del Piero acabou desperdiçando. Mesmo assim a Juventus venceu o jogo, e futuramente o título da competição.


A Internazionale passou anos tentando voltar a conquistar o Calcio, e só acabou retomando o topo do futebol italiano em 2006, graças ao Calciopoli. Uma das páginas mais tristes da história do futebol italiano, teve a Juventus como maior prejudicada. A Veccia Signora acabou rebaixada para a Serie B e teve retirados os seus dois Scudettos conquistados na temporada 2004-2005 e 2005-2006. O último, foi repassado justamente para a Internazionale. Anos depois, a Juventus foi inocentada no caso, mas não teve os seus títulos devolvidos.

Com 32 títulos italianos, 11 Copas da Itália, duas Copa/Liga dos Campeões, e três títulos de Copa da UEFA, a Juventus reina absoluta no futebol italiano. A Veccia Signora também domina o Derby D'italia, com 106 vitórias sobre o rival, com 336 gols marcados. A Internazionale, com 18 títulos de Campeonato italiano, 3 taças na Champions League, e três na Copa da UEFA, tem 73 vitórias sobre a Juve, com 293 gols marcados. Ainda tivemos 56 empates, nos mais de 200 embates.
Tecnologia do Blogger.