[Especial] Neymar, 25 anos: um gênio em ascensão

[Especial] Neymar, 24 anos: um gênio em ascensão


O menino da Vila hoje é um dos melhores jogadores de futebol do Mundo. Em sete anos, vimos o garoto promissor virar craque, conquistando a Europa e o Mundo, em uma história que está só no começo. É difícil acreditar, mas apesar de tudo que já fez, Neymar tem apenas 25 anos de idade, completados hoje.

N12

Neymar da Silva Santos Júnior. nasceu no dia 5 de fevereiro de 1992, em São Paulo, Mogi das Cruzes. Seu pai, de quem herdou o nome, foi jogador de futebol, mas seguidas lesões e um acidente de carro o impediram de seguir jogando. O filho começou a carreira na Portuguesa Santista, mas antes, aos 4 anos, quase perdeu a vida em um acidente de carro, que por sorte, deixou apenas um corte profundo no rosto. Pouco depois, recebeu a mensagem de um Pastor, que seria um dos maiores jogadores do Mundo de todos os tempos.

Aos 11 anos, Neymar Jr. chegou ao Santos, e no dia 7 de março de 2009, com apenas 17 anos, estreou pela equipe principal entrando no decorrer de um jogo do Campeonato Paulista, contra o Oeste. Uma semana depois, foi titular contra o Mogi Mirim, marcando de cabeça o seu primeiro gol pela equipe principal. Conquistaria pela equipe da cidade do litoral paulista três vezes o Paulistão (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil (2010), a Recopa Sul-Americana (2012) e a Libertadores da América (2011). Em 2011, ainda ganhou individualmente o Prêmio Puskás por conta de um golaço marcado contra o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, e em 2012, ganhou uma Bola de Ouro especial da Placar, de tão acima que já estava dos demais jogadores do Brasileirão. Ao todo, marcou 138 gols em 230 jogos com a camisa do Santos. Sua última partida pelo clube também foi contra o Flamengo, no dia 26 de maio de 2013, um dia depois de ter sido vendido ao Barcelona.








No dia 3 de Junho de 2013, Neymar foi apresentado pelo Barcelona como seu novo reforço no Camp Nou, perante 56.500 torcedores Culés. Judicialmente, a negociação gera problemas até hoje ao clube e ao atleta, mas dentro de campo, Neymar é um sucesso com a camisa Blaugrana, e já dá para dizer que é um dos maiores jogadores da história do clube.


O primeiro gol de Neymar com a camisa do Barcelona aconteceu na Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madrid, e deu o título ao Barça. Ainda em 2013, se tornou o primeiro jogador a marcar um triplete na Libertadores e na Champions League, estabelecendo mais uma marca.


Com a Seleção Brasileira, Neymar conquistou o Sul-Americano Sub-20 (2011) e a Copa das Confederações (2013), mas seu grande desafio foi mesmo a Copa do Mundo de 2014, disputada em casa. Neymar foi o melhor jogador do time canarinho, mas uma lesão sofrida contra a Colômbia, o tirou das semifinais, onde o Brasil caiu diante da Alemanha. Voltou mais maduro para o Barcelona, onde viveria a melhor temporada da carreira.


N15



Na temporada 2014-2015, Neymar formou ao lado de Messi e Suárez o poderoso tridente MSN, que conduziu o Barcelona às conquistas da Liga Espanhola, da Copa do Rei e da UEFA Champions League. No total, Neymar marcou 22 gols no Campeonato Espanhol 2014-2015, além de ter balançado as redes na final da Copa do Rei e da UEFA Champions League, se tornando o primeiro jogador a marcar gols tanto na Final da Libertadores, quanto na final da Liga dos Campeões, e entrando para o seleto grupo de Campeões das duas competições, que também conta com Roque Junior, Cafú, Walter Samuel, Carlos Tévez, Sorín e Ronaldinho. Ney foi o artilheiro desta UCL ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo com 10 gols.

Ainda em 2015, Neymar conquistou a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes, e chegou na final da Bola de Ouro, junto a Messi e Cristiano Ronaldo. Ficou em terceiro lugar, mas entrou para o time do ano da FIFA. Em 2016, conquistou mais uma vez o Campeonato espanhol e a Copa do Rei com o Barcelona, e ainda foi medalhista de ouro com a seleção brasileira no Rio-2016. É só o começo, da trajetória de um dos maiores jogadores da história ...




Tecnologia do Blogger.