Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História

Champions League 1996/1997: Borussia Dortmund

Um Esquadrão aurinegro que fez história. Entre a metade e o final da década de 1990, o Borussia Dortmund deixou para trás os anos tenebrosos, e voltou a viver suas glórias. A maior delas, foi sem dúvida a conquista da UEFA Champions League da temporada 1996-1997. Uma equipe extremente eficiente, que marcou época na história do Futebol Europeu.

O Borussia era a base da seleção da Alemanha que venceria a Eurocopa de 1996. A equipe contava com jogadores alemães como Stefan Reuter, Jürgen Kohler, Matthias Sammer, Steffen Freund e Andreas Möller, aliados a outros craques de fora, como Paulo Sousa. O esquema tático da seleção era o mesmo que o do Borussia, um 5-2-1-2, com três defensores (sendo Sammer o líbero). Era uma fórmula de sucesso, que deu certo em todos os níveis.

Se na temporada 1995-1996, o Borussia não teve o desempenho esperado na UEFA Champions League, no ano seguinte as coisas foram diferentes. Em 1996, Matthias Sammer ganhou o maior prêmio de sua carreira ao ser condecorado com a Bola de Ouro da revista France Football, prêmio dado ao maior jogador da Europa na temporada.

Naquele tempo, a Champions League era disputada apenas por campeões nacionais e o atual campeão do torneio. Este (nesta temporada a campeã era a Juventus), e os sete campeões das Ligas nacionais mais importantes (Atlético de Madrid, Milan, Borussia Dortmund, Manchester United, Porto, Auxerre e Ajax) entravam direto na fase de grupos. Outras 16 equipes campeões nacionais brigavam por vaga num playoff de qualificação.

1870222_crop_650x440

O Borussia Dortmund caiu no mesmo grupo do Atlético de Madrid, do Steua Bucarest e do Widzew da Polônia. Passou em segundo, atrás do Atlético. O time estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Widzew Lódz em casa, com dois gols de Herrlich. A grande atuação da primeira fase porém, foi a vitória de 1 a 0, sobre o Atlético de Madrid, em pleno Vicente Calderón, com gol de Reuter.

Nas quartas de final, o Borussia eliminou o Auxerre. No primeiro jogo, em Dortmund, Riedle, Schneider e Möller marcaram na vitória por 3 a 1 dos alemães. Na volta, vitória pelo placar minimo, com gol de Ricken.


As semi-finais foram espetaculares.  O Borussia enfrentou o Manchester United de Gary Neville, Irwin, Beckham, Giggs, Roy Keane, Solskjaer e Éric Cantona.


article-1380115-0002146F00000258-971_634x404



No jogo de ida, em Dortmund, o Borussia venceu por 1x0, com um chutaço de Tretschok a definir o jogo. Na volta em Old Trafford, brilhou a forte defesa aurinegra, impedindo o potente ataque dos ingleses de marcar gols. Novamente, o BVB venceu por 1 a 0, com gol de Ricken, alcançando a vaga na final. O adversário, seria outro grande time: a Juventus.

O estádio olímpico de Munique lotou, na sua maioria de torcedores do Borussia, para ver um verdadeiro jogaço. Era a chance da sonhada revanche da final da Copa da UEFA de 1993, quando a Juventus aplicou 6 a 1 no placar agregado pra cima dos alemães. Mas a tarefa não seria fácil. Aquela Juventus era ainda melhor que o time de 1993 e contava com vários craques: Peruzzi, Ciro Ferrara, Deschamps, Di Livio, Jugovic, Zidane, Boksic, Vieri e Del Piero.

E foi o grande Matthias Sammer, com muita bravura, que comandou o Borussia rumo ao título. Riedle marcou aos 29 e aos 34 minutos para o Borussia Dortmund. Del Piero, até descontou para a Juventus aos 64 minutos. Mas Ricken, aos 71 minutos, fez um golaço encobrindo Peruzzi, para selar o primeiro título da UEFA Champions League do Borussia Dortmund.

No final de 1997, o Borussia Dortmund ainda se sagraria campeão do Mundial de Clubes, batendo o Cruzeiro na decisão. A equipe seguiria forte até o começo dos anos 2000, quando algumas escolhas erradas, como a produção do próprio uniforme, quase levaram o clube à falência. Apenas no final da década passada, com um trabalho de reconstrução espetacular, o BVB voltou a ser forte, e lutar pelas taças com as quais estava acostumado a ganhar.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top