Copa da UEFA 2007-2008: Zenit surpreende a Europa

Copa da UEFA 2007-2008: Zenit surpreende a Europa


Dirigido pelo holandês Dick Advocaat, e sob os investimentos da Gazprom, a maior empresa de gás natural do planeta, o Zenit St. Petesburg fez história ao conquistar a Copa da UEFA na temporada 2007-2008. Um total de 123 equipes de 53 países disputaram o torneio, na sua 37º edição.

Durante sua campanha, a equipe passou por Villarreal, Olympique de Marseille e Bayer Leverkusen antes de eliminar o Gigante Bayern de Munique nas semifinais. Após um empate em 1x1 na Allianz Arena, os russos aplicaram um sonoro 4x0 nos alemães no Estádio Petrovskiy, com gols de Pogrebnyak (duas vezes), Zyryanov e Fayzulin. A equipe se classificava para a grande decisão, onde iria enfrentar o Rangers, que eliminou a Fiorentina na outra perna das semifinais.

A grande decisão, aconteceu no City of Manchester, na Inglaterra. O  Rangers jogava em território britânico, e contava com certa vantagem, mas nada que intimidasse Dick Advocaat e seus comandados. Com gols de Igor Denisov e Konstantin Zyryanov, os dois "volantes" que apareciam bem na frente, o Zenit venceu por 2x0, e levantou aquela, que até hoje, é a sua maior conquista.

Final da Copa da UEFA: Zenit 2x0 Rangers


Zenit: Malafeev; Anyukov, Krizanac, Shirokov, Sirl; Tymoshchuk, Denisov, Zyryanov; Fayzulin (Kim Dong-Jim), Arshavin, Tekke. Téc. Dick Advocaat

Rangers: Alexander; Broadfoot, Weir, Cuellar, Papac (Nacho Novo); Hemdani (McCulloch), Whittaker (Boyd), Ferguson, Thomson, Davis; Darcheville. Téc. Walter Smith

Gols: Denisov e Zyryanov (Zenit)

Local: Estádio City of Manchester, Manchester
Árbitro: Peter Frojdfeldt

Tecnologia do Blogger.