Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História

Napoli x Real Madrid


Foram sorteados nesta Segunda-feira, os confrontos das Oitavas de final da UEFA Champions League 2016-2017. Enquanto Manchester City x Monaco, e Sevilla x Leicester são duelos inéditos, as outras seis partidas sorteadas guardam um retrospecto histórico de jogos.

Bayern Leverkusen e Atlético de Madrid decidiram um mata-mata em 2015, e PSG x Barcelona e Bayern x Arsenal, já são clássicos europeus da década. Os outros três duelos tiveram uma história passada mais distante, ainda nos anos de 1960 e 1980, que nós contaremos nas próximas linhas.

Napoli x Real Madrid


Na Copa dos Campeões 1987-1988, não havia potes ou algo que impedisse gigantes de se enfrentarem logo na primeira etapa, a fase de 16-avos de final. A competição, já começava em mata-mata, e não tinha uma fase de grupos, como ocorre hoje. Em sua primeira participação na maior competição da Europa, o Napoli, de Maradona, encarou logo na primeira etapa o histórico Real Madrid, de Emilio Butragueño.

Os merengues acabaram levando a melhor, vencendo por 2 X 0 no Santiago Bernadeú e empatando em 1 X 1 no San Paolo, com um gol salvador de Brutagueño no fim, quando o Napoli metia pressão. Na sequência da competição, o Real Madrid ainda eliminou o Porto (então atual campeão), e o Bayern , mas acabou caindo na semifinal, onde encarou o PSV Eindhoven, que terminou a competição como campeão.


A eliminação precoce do Napoli, trouxe medo a maioria dos gigantes do futebol Europeu. Afinal, seria possível sim, encarar outro grande time logo na primeira fase e ser eliminado. Surgiu a idéia de uma Superliga europeia de clubes, com duas divisões, acesso e rebaixamento. Pressionada, a UEFA se viu obrigada a organizar mudanças na Copa dos Campeões.

Para que cada equipe pudesse jogar ao menos seis jogo no torneio, foi inserida uma fase de grupos de quatro times na temporada 1991-1992, já nas quartas de final. Na temporada 1992-1993, surgiu a UEFA Champions League, que sucedeu a Liga dos Campeões, com um formato similar ao da Copa do Mundo.




Porto x Juventus


Após eliminar Lechia Gdansk (POL), PSG, Haka (FIN) e Manchester United, a Juventus decidiu a Recopa Europeia da temporada 1983-1984 com o Porto. O jogo foi vencido pela Veccia Signora por 2 a 1 no Estádio St. Jakob, na Basileia. Vignola e Boniek marcaram para a Juve, com António Sousa descontando para os portistas, que reclamaram demais do trabalho do árbitro alemão Adolf Prokop.

Vale lembrar, que o Porto havia eliminado Dinamo Zagreb, Rangers, Shakhtar Donetsk e o Aberdeen de Alex Ferguson, então atual campeão da Recopa, para chegar na decisão. Enquanto o time comandado por Giovanni Trappatoni seria campeão da Copa dos Campeões uma temporada mais tarde, o Porto se sagraria campeão europeu na temporada 1986-1987.




Borussia Dortmund x Benfica





O Borussia Dortmund eliminou o Benfica da Copa dos Campeões de 1963-1964, aplicando no Signal Iduna Park uma goleada de 5 a 0, depois de uma derrota no Estádio da Luz por 2 a 1, onde Simões e Eusébio balançaram as redes para as águias.

O time aurinegros seguiu até as semifinais da competição, em seu primeiro grande momento na Europa. 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top