Últimas notícias

Últimas notícias

Grandes Times

Rivalidades

História



Galatasaray x Fenerbahçe: o Clássico Intercontinental



Já imaginou se dois times compartilhassem a mesma cidade, mas localizados em continentes diferentes? Acrescente a isto componentes políticos e religiosos, e chegamos a uma rivalidade intensa e apaixonante entre Galatasaray e Fenerbahçe, que protagonizam o Kitalararasi Derbi, ou dérbi Continental.


O duelo rompe continentes porque a Capital turca, Istambul,  é cortada pelo Estreito de Bósforo, deixando os Canários do Fener no lado Asiático, e os leões do Gala no lado europeu da metrópole. O Galatasaray, irmão mais velho do Dérbi, foi fundado em 1905, e o Fener nasceu em 1907, mesmo ano do primeiro Kitalararasi Derbi da história. A partida inaugural da saga desta rivalidade foi vencida pelo Galatasaray, por 2 a 0.


Em termos de títulos, a vantagem é do Galatasaray. Os leões de Istambul já conquistaram 20 vezes o Campeonato Turco e 17 vezes a Copa da Turquia, além de já ter conquistado dois torneios continentais: a Copa da UEFA da temporada 1999-2000 e a Supercopa da UEFA de 2000. O Fener já conquistou o turcão 19 vezes, e a Copa da Turquia seis vezes.


Quanto aos jogadores que se destacaram na história do Dérbi, poderíamos citar vários, mas vamos ficar com um brasileiro de cada lado: Jardel do lado do Galatasaray, e Alex do lado do Fenerbahçe. A lista de figuras notórias que atuaram pelas duas equipes, poderia ser ainda mais engrossada, com nomes como, Zeki Riza Sporel, Alaaddin Baydar, Didier Drogba e Wesley Sneidjer.

Com o Crescimento da Liga Turca, a fama do Clássico Intercontinental vai se espalhando pelo Mundo, atraindo cada vez mais os olhares do planeta a cada embate.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top