Copa da UEFA 1988-1989: o Napoli de Maradona vive seu momento europeu

Copa da UEFA 1988-1989 napoli Maradona



A Copa da UEFA 1988-1989 foi disputada entre Setembro de 1988 e maio de 1989, com a participação de 64 clubes de 31 países filiados à UEFA. Duas vezes campeão do Campeonato italiano, o inesquecível Napoli de Maradona viveu a sua grande glória européia justamente nesta edição.

O clube napolitano fez uma campanha fantástica, arrasando gigantes pelo caminho. Se nas três primeiras etapas PAOK (1-0, 1-1), Lokomotiv Leipzig (1-1, 2-0) e Bordeux (1-0, 0-0) caíram aos pés de Maradaona e cia., a partir das quartas de final, somente duelos memoráveis marcariam aquela campanha. Foi já nesta etapa, que o Napoli encarou a Juventus, grande rival local. No jogo de ida, em Turim, a Veccia Signora venceu por 2 x 0. O Napoli foi heróico no San Paolo, e com gols de Maradona e Carnevale, conseguiu levar a partida para a prorrogação. No tempo extra, Renica fez o terceiro gol Partenoppei, colocando o time na semifinal e incendiando a fanática torcida.


Outro gigante atravessaria o caminho do Napoli nas semifinais: o Bayern Munique. Na ida, em Nápoles, o time da casa venceu por 2 x 0, gols de Careca e Carnevale. Na partida de volta, em Munique, Wohlfarth e Reuter marcaram para o Gigante da Baviera, mas dois tentos de Careca garantiram para o Napoli o empate e a classificação para a decisão.



Na final, mais um time time alemão cruzou o caminho dos partenopeis: o Stuttgart de Klinsmann e Katanec. Na ida, mais uma vez em um San Paolo transbordando torcedores e paixão, o Napoli venceu por 2 x 1, com gols de Careca e Maradona (Maurizio Gaudino fez o gol dos alemães). Na volta, um empate em 3 x 3 garantiu o título para a equipe, e eternizou de vez Maradona na História do clube.

Copa da UEFA 1988-1989

Campeão: Napoli


Vice-campeão: Stuttgart
Semifinalistas: Bayern de Munique e Dynamo Dresden


Tecnologia do Blogger.