Copa da UEFA 1981-1982: Goteborg leva Suécia ao topo da Europa

Copa da UEFA 1981-1982: Goteborg leva ao topo da Europa


A temporada 1981-1982 da Copa da UEFA,foi uma das mais incríveis da história. O IFK Goteborg, da Suécia, treinado por Sven-Göran Eriksson, surpreendeu na decisão o Hamburgo, então treinado por Ernst Happel, e que contava com nomes como Felix Magath e o dinamarquês Bastrup em campo. No dia 5 de Maio de 1982, os suecos venceram a ida, em casa, por 1x0, com um gol de Holmgren no finalzinho.

Duas semanas depois, no dia 19 de maio, o Göteborg foi até à Alemanha Ocidental e bateu o Hamburgo por 3x0, com gols de Corneliusson (2x), Nilsson e Fredriksson, somando assim um avassalador 4x0 no agregado, que lhe deu toda a condição de levantar a sua primeira taça continental.

Além de ser o  primeiro time sueco a conquistar um título longe do seu país, ainda o fez de maneira invicta, engrandecendo ainda mais o feito.



 


Na caminhada até a final, os suecos deixaram para trás o Haka (Filândia), o Sturm Graz (Áustria), o Dinamo București (Romênia), o Neuchâtel Xamax (Suíça), e o Kaiserslautern, outro alemão.

Copa da UEFA 1981-1982

Campeão:Goteborg
Vice-campeão: Hamburgo
Semifinalistas:Kaiserslautern e Radnicki Nis
Tecnologia do Blogger.