Copa da UEFA 1973-1974: Feyenoord é o primeiro holandês campeão

Copa da UEFA 1973-1974: Feyenoord é o primeiro holandês campeão


Sob as ordens de Coerver, recém-chegado ao clube, o Feyenoord conquistou o título da Copa da UEFA 1973-1974, o primeiro por parte de um clube do país.

Ainda na primeira fase, o time de Roterdã eliminou o Öster, da Suécia, com vitórias de 3 a 1 e 2 a 1. Na segunda etapa, passou pelo Gwardia Warszawa, com um agregado de 3 a 2, e fez valer na etapa seguinte o saldo qualificado, já que perdeu para o Standard Liège na Bélgica por 3 a 1, mas na volta, em casa, triunfou por 2 a 0. Nas quartas de final, o Feyenoord eliminou o polonês Ruch Chorzów, e na semifinal o Stuttgart, com uma vitória por 2 a 1 em casa, e um empate de 2 a 2 na Alemanha.

A final da Copa da UEFA seria disputada em dois jogos, e o adversário do Feyenoord foi o Tottenham, da Inglaterra. A ida foi disputada no White Hart Lane, em Londres, e terminou empatada em 2 a 2. Mike England e van Daele (contra) fizeram os gols dos Spurs, enquanto van Hanegem e Jong marcaram para os holandeses.
Na volta, em Roterdã, o Feyenoord venceu por 2 a 0, com gols de Rijsbergen e Ressel, e se sagrou campeão da nova competição pela primeira vez.

Copa da UEFA 1973-1974

 
Campeão: Feyenoord
Vice-campeão: Tottenham
Semifinalistas: Lokomotiv Leipzig e Stuttgart
Tecnologia do Blogger.