Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



Dois frequentadores assíduos da elite do Futebol inglês, Arsenal e Manchester United só foram formar uma grande rivalidade, de fato, nos anos de 1990, na era Premier League. Quando Arsène Wenger e SirAlex Ferguson assumiram o comando dos clubes, os mesmos adquiriam um patamar diferenciado, e até o ressurgimento do Liverpool e o fortalecimento de Chelsea e Manchester City, lutaram pelo domínio do futebol na Terra da rainha.

O primeiro confronto oficial entre Arsenal e Manchester United, aconteceu em um sábado, no dia 13 de outubro de 1894, em Bank de Clayton, um bairro localizado na periferia de Manchester. O United ainda se chamava Newton Heath, enquanto o Arsenal era nomeado Woolwich Arsenal. O jogo terminou empatado em 3 a 3, mostrando bem o quão parelho seria o confronto dali para frente, embora o  Manchester United leve uma ligeira vantagem sobre os londrinos nos confrontos diretos.

O maior público em um jogo de campeonato inglês (era pré e pós Premier League), se deu justamente em um jogo entre Manchester United e Arsenal, em 1948, quando mais de 83 mil pessoas abarrotaram o Maine Road para ver o jogão. O United mandou este jogo no Estádio que dividia com Manchester City , pois o Old Trafford, se encontrava em obras, após os bombardeios que havia sofrido na II Guerra Mundial.

O primeiro momento de uma certa rivalidade entre Arsenal e Manchester United na história se deu ainda nos anos de 1950. Em 1952, o Manchester United de Matt Busby conquistou o seu terceiro titulo inglês na história, e na temporada seguinte, viu o  Arsenal de Tom Whittaker tomar o topo do país. Nenhuma das duas equipes, no entanto, se consolidou como a grande força local naquele momento, algo que foi feito pelo Liverpool no anos de 1970.

Um dos grandes momentos da rivalidade na era pré-Premier League, se deu na final da FA Cup 1979. Um verdadeiro jogão, em Wembley, terminou com vitória do Arsenal por 3 a 2. Logo aos 12 minutos de jogo, Talbot  abriu o placar para os Gunners. Stapleton dobou a vantagem arsenalista 31 minutos mais tarde, dando a entender que a taça estava encaminhada. Mas, na segunda etapa, faltando apenas quatro minutos para o final da partida, o Manchester United empatou, com gols de McQueen (aos 86 minutos) e McIlroy (aos 88 minutos). Aos 89 minutos de jogo, o Arsenal reagiu, e balançou as redes com Sunderland, que decretou assim o placar final.

Após a criação da Premier League, na temporada 1992-1993, Red Devils e Gunners assumiram de vez o domínio do futebol inglês. Todos os títulos da competição, até 2004, ou foram para um lado, ou para o outro, com exceção da temporada 1994-1995, onde o Blackburn se sagrou campeão. Eram tempos de domínio do United de Sir Alex Ferguson e dos arsenalistas de Arsene Wenger, que assumiram as equipes em 1986 e 1996, respectivamente.

Ferguson é o treinador mais bem sucedido da história do futebol inglês, tendo dirigido o Manchester United em mais de 1000 partidas. A tríplice coroa, com as conquistas da Copa de Inglaterra, da Premier League e da UEFA Champions League na temporada 1998-1999, foi o ápice da passagem de 27 anos do escocês por Old Trafford, e a mostra da potência na qual ele transformou a instituição.

Se Ferguson é o treinador mais bem sucedido da história do Manchester United, Wenger também é o técnico mais bem sucedido e com mais jogos no comando do Arsenal. Nas temporadas 1997-1998 e 2001-2002., o francês conquistou o doblete (Premier League e FA Cup), e em 2003-2004, conduziu o clube ao título invicto da Premier League, sendo o único a alcançar esta façanha.


Justamente nesta temporada 2003-2004, a rivalidade entre Arsenal e Manchester United atingiu o início do seu ápice. A campanha invicta na Premier League passou pelo Old Trfford, no inesquecível empate com o Manchester United em 0 a 0, em jogo que ficou conhecido com a " Batalha de Old Trafford ". Naquela ocasião, o capitão dos Gunners, Patrick Vieira, acabou expulso, e Ruud van Nistelrooy acabou perdendo um pênalti.

Outro jogo inesquecível aconteceu no dia 21 de janeiro de 2007, quando o Manchester United vencia por 1 a 0, com um gol de Wayne Rooney, mas viu o Arsenal empatar com Robin Van Persie no finalzinho, e virar nos acréscimos com Thierry Henry.

Em agosto de 2011, o Manchester United foi o carrasco da maior derrota do Arsenal em 84 anos, quando aplicou um 8 a 2 em Old Trafford . O Arsenal não levava uma goleada desta grandeza desde 1927, quando perdeu por 7 a 0 do West Ham United. Foi também a primeira vez que os Gunners levaram 8 ou mais gols em um jogo desde 1896, quando levaram 8 a 0 do Loughborough, em partida válida pela segunda divisão inglesa.

Neste Sábado, dia 19 de Novembro, Arsenal e Manchester United farão mais uma edição do clássico. Os dois times investiram bastante para esta temporada, e a partida é fundamental para suas pretensões na Premier League.




«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top