Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Napoli x Roma: o derby del Sole


O futebol italiano é cheio de rivalidades, entre clubes da mesma cidade, e entre cidades. Maior clube do Sul da Itália, o Napoli faz duelos de muita rivalidade contra os times do norte, mas um, em especial, chama a atenção: o derby del Sole.

Napoli e Roma foram os dois primeiros clubes da Itália centro-meridional admitidos na Lega Calcio, que até a temporada 1926-1927 era formada apenas por equipes do norte. O primeiro derby del sole entre Roma e Napoli foi disputado no dia 8 de abril de 1928, no  Motovelodromo Appio, válido pelo primeiro turno do Campeonato italiano. Os romanos venceram por 4x1. No segundo turno, no entanto, os napolitanos levaram a melhor, triunfando por 2x0.




Durante muitos anos, as torcidas dos dois clubes foram amigas. Somente na metade dos anos 80, no auge da era de Ouro do Calcio, as coisas mudaram. Eram tempos da grande Roma de Falcão, mas também surgia o grande Napoli de Maradona. Se antes os romanos consideravam a equipe de Nápoles inofensiva, aos poucos os partenoppeis se mostraram rivais tão poderosos quanto os clubes de Milão e Turim. A irmandade entre as torcidas foi quebrada, e diversos confrontos entre torcedores antes dos dérbis começaram a existir.


Nesta década, especialmente nesta segunda metade, a rivalidade foi reascendida. Roma e Napoli, hoje disputam a condição de segunda força do futebol italiano, com Internazionale e Milan vivendo fases de transição. As duas torcidas só entram em comum acordo quanto ao ódio à Juventus, especialista em tirar destaques dos dois lados.


Atualmente, a torcida do Napoli se tornou mais parceira das torcidas do Genoa e do Borussia Dortmund, cedendo apoio também ao Catânia na Sicília, local onde a torcida romanista apoia o Palermo. Os romanos também encontram outro parceiro na região da região do Friul-Veneza Júlia: a Udinese.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top