Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Manchester United x Chelsea: o novo dérbi inglês



Se há dérbis que já nascem dérbis, por vários motivos, há rivalidades que são criadas com o passar dos anos. Uma destas, na Inglaterra, é a que existe entre Manchester United e Chelsea.
Sim, os Red Devils fazem o dérbi de Manchester com o City, e o dérbi do norte da Inglaterra, com o Liverpool, assim como os Blues faziam um dérbi local com o Fulham, e fazem outros clássicos londrinos contra Arsenal, Tottenham e West Ham. Mas, desde que o Chelsea passou a disputar o título da Premier League de fato, se tornou um dos principais rivais do Manchester United pelo domínio do futebol inglês.

Chelsea e Manchester United se enfrentaram pela primeira vez em jogos oficiais no dia 28 de setembro de 1907. A partida era válida pela Division One, e contou com goleada vermelha por 4 a 1, em Londres. A primeira vitória do Chelsea no confronto se deu cerca de um ano mais tarde, quando triunfou  por 1 a 0 em Manchester.

A maior goleada no confronto pertence ao Manchester United, sendo um 6 a 0 pela Division One da temporada 1960/61, em jogo disputado Manchester. A maior goleada do Chelsea foi um 5 a 0, em partida valida pela Premier League da temporada
1999/2000.

Mas, a intensidade na rivalidade se deu dos anos 90 para frente. Foi nesta época que Alex Ferguson se consolidou no Manchester United, e tornou o clube a grande força da Premier League, surgida em 1992. Também após o surgimento da Premier League, o Chelsea se reestabelece como um clube de ponta, após anos de inverno, onde chegou inclusive a habitar as divisões inferiores. Aos poucos, os Blues começaram a se consolidar na ponta da tabela do futebol inglês, e a tentar atrapalhar os vermelhos, quase que absolutos soberanos naquele período.

Se a chegada de Alex Ferguson ao Manchester United em 1986 é um divisor de águas na história  do Manchester United, a compra do Chelsea por Roman Abramovich, em 2003, também representa isto para os Blues. Mas, a consolidação do Chelsea como potência da Premier League, se dá após a chegada de José Mourinho ao Stamford Bridge, em 2004.

A partir de então, a Inglaterra começou a presenciar fantásticos duelos entre o Chelsea do Special One e o Manchester United de Sir Alex Ferguson, em busca do domínio do futebol inglês, e até mesmo europeu. Entre 2005 e 2011, Blues e Red Devils mandaram na Premier League, até terem a sua hegemonia quebrada em 2012, pelo Manchester City. Neste período, o Chelsea se sagrou campeão inglês nas temporadas 2004-2005, 2005-2006 e  2009-2010, com o United levando a taça em 2006-2007, 2007-2008, 2008-2009 e 2010-2011.

Neste meio tempo, as equipes também duelaram por outros troféus, inclusive em finais. Em 2007, Chelsea e Manchester United decidiram a final da FA Cup. Foi a primeira final de Copa da Inglaterra disputada no novo Wembley, e acabou com vitória dos Blues por 1 a 0, com gol de Didier Drogba.
Já na temporada 2007-2008, Manchester United e Chelsea fizeram a final da UEFA Champions League, em Moscou. Após empate em 1x1 no tempo normal, os Red Devils levaram a melhor nos pênaltis, com John Terry perdendo uma cobrança decisiva.

Chelsea e Manchester United também decidiram neste período 4 Community Shields, a Supercopa inglesa. Os Blues levaram a melhor em 2000 e 2009, com os Red Devils ficando com o título em 2007 e 2010. Na Champions League 2010-2011, as equipes fizeram o eurodérbi nas quartas de final. Novamente o United levou a melhor, vencendo as duas partidas.

Em 2013, o Manchester United perdeu forças após a saída de Alex Ferguson. O Manchester City já estava consolidado como uma força do futebol inglês, e outros grandes, como Totenham, Liverpool e Arsenal se reergueram. A Premier League cresceu horrores, se consolidando como a liga mais disputada do mundo. Os holofotes saíram só de Manchester United e Chelsea, mas o novo dérbi inglês, sempre terá todo o seu charme, e rivalidade.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top