Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Champions League 1975-1976: Liverpool campeão da Europa Copa da UEFA


Depois de duas temporadas de jejum, a Inglaterra voltaria a conquistar a Copa da UEFA, naquele que seria o começo da façanha européia do Liverpool, que vivia a sua fase de transição da era Billy Shankly para a era Bob Paisley. Os Reds contavam com um timaço, com jogadores como Clemence, Neal, Ray Kennedy, Toschak, e principalmente Kevin Keegan, o maior talento britânico que surgiu depois de Bobby Charlton se aposentar.

O caminho do Liverpool, no entanto, começou com alguma dificuldade, após a derrota no derby anglo-saxão contra o Hibernian, em Edimburgo. No entanto, na volta, em Anfield, os Reds derrotaram os escoceses por 3 a 1, com um hat-trick de John Toschak.  Na segunda fase, o time de Paisley eliminou a Real Sociedad, vencendo por 3 a 1 em San Sebastian, e por 6 a 0 em Liverpool. Na terceira fase, o Liverpool deixou para trás os poloneses do Slask Wroclaw, depois de vencer por 2 a 1 fora de casa, e por 3 a 0 na sua casa , com um triplete de Jimmy Case.

Nas quartas de final os britânicos eliminaram o Dynamo Dresden (0 a 0 na Alemanha Oriental e 2 a 1 na Inglaterra), se garantindo nas semifinais, onde tiveram pela frente o Barcelona, de Cruyff e Neeskens. No Camp Nou, os Reds venceram por 1 a 0, e com o empate em 1 a 1 em casa, se asseguraram na decisão, onde iriam enfrentar o Club Brugge, do mítico treinador Ernst Happel, e que havia deixado pelo caminho Lyon, Ipswich Town, Roma, Milan e Hamburgo, até chegar na decisão.

A decisão em dois jogos foi emocionante. Na ida, no Anfield, o Brugge chegou a abrir dois gols de vantagem, com tentos de Raoul Lambert e Julien Cools. O Liverpool reagiu e chegou à virada com um segundo tempo fantástico, onde balançou as redes com gols de Ray Kennedy, Jimmy Case e Kevin Keegan. Na volta, no Jan Breydelstadion, Lambert chegou a colocar os belgas em vantagem, mas Keegan deixou tudo igual, para dar o bicampeonato da Copa da UEFA aos ingleses.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top