Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História


Copa da UEFA 1971-1972: a primeira edição da história

Depois do sucesso da Taça das Feiras, a Europa via a competição passar a se chamar Copa da UEFA. A mudança de nome, no entanto, não colocaria fim a hegemonia inglesa. Campeão da competição com seu antigo nome em 1962-1963, os Spurs do Tottenham se tornariam o primeiro clube Inglês a ganhar duas competições europeias diferentes.

A Copa da UEFA passaria a contar com as melhores equipes das Ligas nacionais que não tivessem assegurado vaga na Copa dos Campeões ou na Taça dos Vencedores das Taças, no Brasil chamada de Recopa europeia.

O Leeds era o atual campeão, mas acabou colocando reservas em campo ainda na primeira fase pelos belgas do Lierse. O caminho do Tottenham até a final foi relativamente tranquilo, com sete vitórias e três empates. Depois de passar pelos islandeses do Keflavik , pelos franceses do Nantes e pelo romenos do Rapid Bucharest e do Arad , os britânicos eliminaram o Milan nas semifinais, vencendo por 2 a 1 no White Hart Lane, e empatando em 1 a 1 no San Siro. O adversário na decisão seria o Wolverhampton, outro clube inglês, que havia deixado para trás Académica de Coimbra, ADO Den Haag, FC Carl Zeiss Jena, Juventus e Ferencváros.

A ida da decisão foi disputada no Molineux, e teve vitória dos Spurs por 2 a 1, com doblete de Chivers (McCalliog descontou para os Wolves). Na volta, no White Hart Lane, o empate em 1 a 1 assegurou a taça para os londrinos, que marcaram com Mullery.  Wagstaffe foi quuem fez o tento dos visitantes.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top