Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Celta x La Coruña: o dérbi Galego


O Futebol espanhol é cheio de rivalidades entre regiões, mas também de rivais regionais. Se Real e Atlético fazem o dérbi madrilenho, Barcelona e Espanyol fazem o dérbi catalão, e Sevilla e Betis fazem o dérbi andaluz, Celta de Vigo e Deportivo La Coruña fazem o dérbi Gallego, ou, como é mais conhecido, o Noso Derbi. A rivalidade da Galícia é extremamente intensa, e gera muita emoção a cada jogo.

A primeira partida oficial entre Deportivo La Coruña e Celta de Vigo na história aconteceu no dia 10 de março de 1929, válida pela segunda divisão espanhola. O jogo contou com vitória do Depor, por 4 a 2. Cerca de dois meses mais tarde, as equipes voltaram a se encontrar pela mesma competição, com empate em 1 a 1. A primeira vitória do Celta de Vigo sobre o rival se deu no dia 3 de janeiro de 1932, por 2 a 1, em partida também válida pela Segunda divisão.

Em março de 1932, o Depor aplicou um 5 a 0 no Celta de Vigo, em uma das maiores goleadas da história do Noso Derbi em partidas oficiais. Esta diferença de gols seria igualada por outras duas vitórias sobre o  Celta, sendo um 7 a 2 em janeiro de 1933, e outra por 5 a 0, em jogo disputado no Balaídos, casa do Celta, por 5 a 0. Esta última goleada, já foi válida pela primeira divisão, na famosa La Liga.

A maior goleada do Celta de vigo sobre o rival foi um 13 a 0, em amistoso disputa do em 1927. Em jogos oficiais, tivemos um 5 a 0 pela segunda divisão em 1935, um 6 a 1 já pela elite, em abril de 1952, e um 5 a 0 em março de 1985, válido novamente pela Segunda divisão. Contudo, a maioria dos placares nos dérbis da Galícia são geralmente muito equilibrados, assim como o histórico nos confrontos, que apresenta quase o mesmo número de empates e vitórias para cada lado.

Todo os dérbis, tanto no Riazor, quanto no Balaídos, são sempre muito intensos. Além das goleadas, o Noso Derbi já nos deixou grandes momentos para a história. Os dois clubes já transitaram bastante entre a primeira e a segunda divisão. O Celta, em 1953, perdeu para o rival no Balaídos por 3 a 1, e acabou caindo, em um dos episódios mais tristes de sua história. Em 1970, no entanto, o Celta deu o troco e derrotou o rival nas rodadas finais de La Liga, o levando ao rebaixamento. Posteriormente, em 1987, Depor e Celta disputaram o acesso para a elite na segundona em um playoff, e o time de Vigo levou a melhor.

O melhor momento das equipes se deu no começo do Século XXI. Os olívicosfizeram da Copa de la UEFA seu grande palco, onde chegaram a derrotar campeões europeus, como Benfica, Juventus, Liverpool e  Aston Villa. Já os corunheses viveram seu auge na Champions, especialmente na temporada 2003-2004, quando golearam o Milán no Riazor e chegaram inclusive nas semifinais, caindo apenas diante do Porto de Mourinho .

Quanto aos jogadores notáveis que já defenderam as duas equipes, podemos destacar Gustavo López, Makélélé, Mostovoi, Michel Salgado e Karpin no Celta, enquanto Fran, Donato, Mauro Silva, Maakay, Diego Tristán, Valerón, Djalminha, Víctor Sánchez, Luque e Capdevila já defenderam o Deportivo.

Fica a expectativa pela afirmação das duas equipes na elite espanhola, e novas grandes partidas no dérbi Galego.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top