Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Se hoje o torneio olímpico de futebol masculino é um campeonato quase periférico, entrado entre o final da Euro e o começo da temporada européia, em outros tempos ele já foi a competição mais importante do esporte rei. Mesmo após o surgimento da Copa do Mundo, algumas grandes seleções viveram as suas maiores glórias na Olimpíada. Uma delas, foi a grande Polônia dos anos de 1970, que antes de brilhar na Copa do Mundo de 1974 em solo alemão, esteve no país para alcançar a máxima glória olímpica.


Os Jogos Olímpicos de 1972 foram disputados na cidade alemã de Munique. A Polônia foi sorteada no Grupo D do torneio de futebol, ao lado de Alemanha Oriental, Colômbia e Gana. Começou a competição goleando os colombianos por 5×1, com dois gols de Deyna e três de Gadocha. No segundo jogo, nova goleada, agora por 4×0 sobre Gana, com gols de Deyna, Gadocha (2x) e Lubański. Na última rodada, o escrete polonês derrotou  a Alemanha Oriental por 2×1, com dois gols de Gorgoń, terminando com facilidade na primeira colocação da Chave.
A segunda fase contou com dois quadrangulares. Os vencedores de cada um lutariam pelo ouro. A Polônia ficou no Grupo 2, ao lado de Dinamarca, União Soviética e Marrocos. O empate em 1x1 com a Dinamarca (gol de Deyna) ligou o sinal de alerta, embora a vitória por 2x1 sobre os soviéticos, com gols de Deyna e Zygrfryd Szołtysik, tenha sido tranqüilizadora. A vaga da Polônia na final veio após a goleada sobre o Marrocos por 5×0, com gols de Kmiecik, Lubański, Deyna (2x) e Gadocha.
A decisão do ouro seria contra a temida seleção da Hungria, no Olympiapark, no dia 10 de setembro de 1972. Os húngaros eram os atuais bicampeões olímpicos, e lutavam pelo tricampeonato. Um gol de  Béla Várady fez os mais de 80 mil torcedores presentes no estádio acreditarem que o ouro seria dos Magiares mais uma vez. Mas faltou combinar com Kazimierz Deyna.
O meia marcou os dois gols da virada polonesa, que consagraria o tim como campeão olímpico. De quebra, Deyna terminou a competição na artilharia com 9 gols, em uma das maiores performances individuais de um atleta em olimpíadas no futebol. A Hungria teve de se contentar com a prata, enquanto União Soviética e Alemanha Oriental, após um empate em 2x2 na disputa do terceiro lugar, dividiram a medalha de Bronze.
Dois anos depois, a Alemanha seria terceira colocada na Copa do Mundo de 1974, liderada por Kazimierz Deyna, Grzegroz Lato e Robert Gadocha. Nos Jogos Olímpicos de Montreal-1976, a equipe conquistou a medalha de prata. Outras gerações polonesas até viriam a protagonizar feitos importantes, como o time de Boniek semifinalista na Copa do Mundo de 1982. Mas nenhuma, chegaria perto daquela Polônia olímpica de 1972.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top