Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



A Euro 2012 foi a 14ª edição do maior torneio de seleções do futebol europeu, e contou novamente com 16 seleções. Polônia e Ucrânia foram os anfitriões da competição, que terminou com o título da Espanha.


Comandada desta vez por Vicente del Bosque, e já campeã do Mundo, entrou com uma pressão menor sobre os seus ombros, mas com a obrigação de favorita. A fúria estreou na Euro 2012, empatando em 1x1 com a Itália, após estar vencendo por 1x0. A vitória sobre a Irlanda na segunda rodada deu um pouco mais de tranquilidade aos espanhóis, que mesmo assim entraram na última rodada correndo o risco de uma eliminação precoce. A vitória sobre a Croácia veio apenas no finalzinho do jogo, com um gol de Jesus Navas, e garantiu a classificação na primeira colocação do grupo, ao lado da própria Itália, que apareceria no caminho espanhol novamente no futuro.

Nas demais chaves, algumas surpresas. Uma das donas da casa, a Polônia pintou como favorita ao lado da Rússia na chave A. O bom começo dos russos e o fator local polonês não adiantaram muito, e Grécia e República Tcheca é que acabaram avançando. Na chave B, a Holanda, uma das favoritas ao tírulo, perdeu os seus três jogos e foi eliminada, vendo Alemanha e Portgual se classificarem. A chave D é que também não teve surpresas, com Inglaterra e França avançando sem dar muitas possibilidades para Suécia e Ucrânia, a outra anfitriã.

Nas quartas de final, A Alemanha acabou passando pela Grécia com uma certa facilidade, praticamente a mesma coisa que aconteceu com a Espanha ao eliminara  França. Portugal eliminou a República Tcheca, com o duelo mais equilibrado ficando por conta de Inglaterra x Itália. Após 0x0 no tempo normal e na prorrogação, os italianos avançaram nas penalidades.

Na primeira semifinal, tivemos um confronto ibérico, entre Espanha e Portugal. O time de Paulo Bento, liderado por Cristiano Ronaldo, segurou bem a Espanha, e o 0x0 no tempo normal e na prorrogação também levou para o desempate nas penalidades, onde os espanhóis levaram a melhor.

Na outra semifinal, A Alemanha pintava como favorita, mas foi surpreendida pela Itália, que venceu por 2x0, no famoso jogo dos dois golaços de Mario Balotelli, que levaram os italianos de volta à uma decisão de euro, doze anos depois.


Na final, a Espanha teve a sua grande atuação na Euro, tirando tudo do que ainda restava do famoso estilo de jogo do Tiki-taka, goleando a Itália por 4 x 0, naquele que seria o canto do Cisne de um histórico Esquadrão. David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata fizeram os gols espanhóis na decisão. Andrés Iniesta foi eleito o craque do torneio.

Em 2014, os espanhóis acabaram fracassando feio na Copa do Mundo do Brasil sendo eliminados ainda na primeira fase, sofrendo inclusive uma goleada de 5x1 da Holanda na primeira rodada. Na Euro 2016, buscarão o tricampeonato consecutivo, já com uma seleção mais renovada.


Euro 2012


Campeã: Espanha
Países-sede: Polônia e Ucrânia
Final: Espanha 4x0 Itália

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top