Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Euro 1996: O tricampeonato da Alemanha


Com fim da Guerra fria,  a União Soviética, a Iugoslávia e a Tchecoslováquia se fragmentaram, formando várias novas nações, capazes de montar fortes seleções de futebol. Com aumento de membros filiados à UEFA, a mesma decidiu ampliar o formato da Euro para 16 seleções.

Coube à Inglaterra, o Berço do Futebol, receber a maior competição de seleções do Velho continente em 1996. O torneio gerava grandes expectativas, afinal cinco das oito primeiras colocadas da Copa de 1994 eram seleções europeias: Itália, Bulgária, Alemanha, Romênia e Holanda. Destas, porém, apenas alemães e Holandeses conseguiram avançar de fase. Se juntaram à elas nas quartas a anfitriã Inglaterra, Espanha, Portugal, França, e as recém nascidas República Tcheca e Croácia, com seus craques que desfilariam o seu exuberante futebol em breve na parte Ocidental do Velho continente.

As equipes foram divididas em quatro grupos de quatro participantes. O Grupo A contava com Escócia, Holanda, Inglaterra e Suíça; o B com Bulgária, Espanha, França e Romênia; o C, com Alemanha, Itália, República Tcheca e Rússia; e por último, integravam a chave D, Croácia, Dinamarca, Portugal, Turquia. Coube aos ingleses sediar o torneio, em um ambiente que era dos melhores.

Sem muito sacrifício, os favoritos acabaram avançando em seus grupos. Nas quartas, a Inglaterra sofreu com a Espanha, mas venceu nos pênaltis após um 0x0 no tempo normal, mesma situação com a qual a França deixou a Holanda para trás. Ainda nesta etapa, a Alemanha derrotou a Croácia por 2 x 1, e a República Tcheca fez 1 x 0 em Portugal.


Na semi-final, ambas as partidas foram decididas nas penalidades, e vencidas nesta estância por 6 x 5 por Alemanha, após um 1 x 1 com a Inglaterra e República Tcheca, após um 0 x 0 com a França.

Na decisão, Patrik Berger chegou a colocar a República Tcheca na frente, mas Oliver Bierhoff, com dois gols, um no tempo normal, outro na prorrogação, deu o tricampeonato continental aos germânicos.







«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top