Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



Euro 1984: O show da França de Platini



A França só havia alcançado a fase final da Euro até então em 1960, quando foi sede do torneio. Escolhida novamente em 1984 como anfitriã, garantia assim o retorno ao certame, após uma série de insucessos. E teria um timaço, para representá-la.

Treinados por Michel Hidalgo, os franceses contavam com Joël Bats no gol, e uma constelação de craques do meio para frente, formada por Luis Fernandez, Jean Tigana, Alain Giresse e Michel Platini, primeiro jogador a vencer a Bola de Ouro por três anos consecutivos (1983, 1984 e 1985).


A Euro também sofreria algumas pequenas mudanças em seu formato com relação à edição de 1980, passando a ter semifinais, e deixando de ter a disputa pelo terceiro lugar. Além dos franceses, ainda participaram da Euro 1984 Portugal, Dinamarca, Romênia, Espanha, Bélgica, Iugoslávia e Alemanha Ocidental.


A França venceu os seus três jogos no grupo 1 (1x0 na Dinamarca, 5x0 na Bélgica e 3x2 na Iugoslávia), com Platini marcando sete gols apenas nesta primeira etapa. O outro classificado do grupo 1 para as semifinais foi a Dinamarca.

No Grupo 2, a Alemanha Ocidental, de Lothar Matthäus, Pierre Littbarski e Rudi Völler, acabou eliminada, ficando apenas na terceira colocação, atrás de Espanha e Portugal, que avançaram para as semifinais.

Nas semifinais, a Espanha eliminou a Dinamarca, após empatar em 1x1 no tempo normal, e vencer nos pênaltis por 5-4. No outro jogo, a França venceu Portugal por 3x2 na prorrogação, com um gol de Tigana no penúltimo minuto, também se garantindo na decisão.


Na decisão, a França bateu a Espanha por 2 x 0, com gols de Bellone e Platini, que encerrou o torneio com chave de Ouro: foi o melhor jogador e artilheiro com 9 gols, marcando ao menos um tento em todos os jogos.



Euro 1984:



Campeã: França
País-sede: França

Final: França 2 x 0 Espanha


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top