Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História

Alemanha x Itália rivalidade

Alemanha x Itália: o Clássico Europeu


Não há o que ser discutido. As duas seleções mais bem sucedidas na história do futebol europeu são as de Alemanha e Itália. Por mais que Inglaterra, França, Espanha e Holanda tenham os seus louros, alemães e italianos fazem o grande clássico de seleções do velho continente, e param o planeta bola cada vez que se enfrentam, como acontecerá no Sábado, em jogo válido pelas quartas de final da Euro 2016.

Alemanha x Itália - Euro 2016 - Prognóstico, Horário e TV


A Alemanha é hoje a nação mais temida do futebol mundial. Todos tremem quando enfrentam o  Mannschaft. Menos a Itália. Os italianos entram em campo para encarar os alemães como se estivessem enfrentando um adversário qualquer, e jamais perderam um jogo oficial para eles.


As batalhas entre alemães e italianos, tem origens ainda na formação dos dois povos. Os germanos e os romanos duelaram durante séculos pela supremacia do território europeu. Na Idade Média, os dois foram unidos pelo Império de Carlos Magno,  no Sacro Império Romano-Germânico. Apenas no começo da década de 1870, as duas pátrias se formaram de maneira independente, mas nem por isto deixaram de se enfrentar.


Já no século XX, Italianos e alemães foram adversários na Primeira Guerra Mundial. Décadas depois, formaram o grupo denominado pelos inimigos como ''Eixo'', ao lado do Japão. Na segunda Guerra Mundial. Sob às ordens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, quase conquistaram juntas a Europa. Anos depois, já na década de 1970, foram membros fundadores da União Européia. Desde então, são nações amigas no cenário político.


Mas, se fora de campo a rivalidade é coisa do passado, dentro dele, a coisa não é assim. As duas nações ainda lutam pela hegemonia do futebol, tanto no continente, quanto no planeta, e protagonizam jogos memoráveis.


O primeiro jogo entre as seleções alemã e italiana, foi um amistoso, disputado em Milão, no dia 1° de janeiro de 1923. O jogo terminou com vitória da Squadra Azzurra por 3x1. Mais de um ano depois, em 1924, as equipes se encontraram em Duisburg, na Alemanha, para um outro amistoso com vitória italiana: 1x0. O primeiro triunfo da Alemanha, se daria em 1929, com uma vitória por 2x1 em um amistoso disputado em Turim, na Itália.


Em Copas do Mundo, Alemanha e Itália já se enfrentaram cinco vezes. A primeira delas, que foi também o primeiro duelo oficial entre os dois times, se deu na primeira fase do Mundial de 1962, no Chile, e terminou empatado em 0x0. Posteriormente, as duas equipes se encontraram nas semifinais da Copa do Mundo de 1970, com vitória da Itália por 4x3. O duelo se repetiu 8 anos depois, na Argentina, em 1978, e terminou com um novo 0x0.


O duelo mais importante entre Alemanha e Itália realizado até hoje, foi a final da Copa do Mundo de 1982. Os italianos venceram os alemães por 3x1 em Madrid. No Mundial de 2006, disputado em solo alemão, a Itália venceu a Alemanha na prorrogação por 2x0, em um duelo emocionante e inesquecível.


Em Eurocopas, o primeiro jogo entre Alemanha e Itália aconteceu no dia 10 de Junho de 1988, válido pela Euro daquele ano, e terminou empatado em 1x1. Na Euro 1996, novo empate: 0x0. Mas, o mais emblemático duelo se deu pela Euro de 2012. No dia 28 de Junho daquele ano, em Varsóvia, na Polônia, a Mannschaft era a favorita, mas acabou surpreendida pela Squadra Azzurra, que venceu por 2x1, com dois gols de Mario Balotelli.


No total, são 33 jogos entre Alemanha e Itália, com 8 vitórias dos alemães, 15 triunfos italianos, além de 10 empates. São 48 gols da Itália, contra 36 da Alemanha.

Tanto a Alemanha, quanto a Itália, já venceram a Copa do Mundo 4 vezes. Juntas, somam 18 finais de Copa do Mundo. Se tirarmos as duas nações, e mais Brasil e Argentina, são mais finais do que todas as outras nações do planeta somadas.


Um duelo cheio de história, tradição e rivalidade, com várias páginas ainda a serem escritas. A próxima, será neste Sábado. Quem chegará nas semifinais da Euro 2016?

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top