Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História




Uma vez, Zlatan Ibrahimovic disse o seguinte: "Se quer ser campeão, Mourinho é o indicado". Zlatan é sábio, e sua afirmação passa bem perto da verdade. Poucos treinadores são tão bem sucedidos em suas carreiras no século XXI como José Mourinho é. Porém, nem mesmo um multicampeão é garantia de sucesso no futebol atual. O "Special One" foi anunciado nesta Sexta-feira como o novo treinador do Manchester United, e pode esperar uma série de desafios pela frente.



Em seus 16 anos como treinador profissional, José Mourinho conquistou 22 títulos em 4 países diferentes.  Ganhar a Premier League não é uma novidade para ele, e ele o fez pela última vez na temporada 2014-2015, quando dirigia o Chelsea. Desvincular a sua imagem do Chelsea, um rival direto do United nos últimos anos, já será algo complicado. Desvincular a sua imagem da saída do Chelsea, que aconteceu em meio à temporada, e após um boicote do vestiário, é algo mais difícil ainda. A questão vai além, e resta saber se Mourinho ainda tem condições de administrar um vestiário cheio de medalhões. Vale lembrar que no Real Madrid, ele também teve desavenças com alguns jogadores, que eram peças-chave do elenco.


Mourinho acaba tendo de lidar com medalhões, especialmente porque nos seus últimos trabalhos não tem aproveitado jovens no grupo. E o Manchester United tem hoje, uma série de boas revelações pedindo passagem. Mou é pragmático, gosta de resultados rápidos. Alguns jovens entram no time e dão uma resposta imediata. Outros exigem paciência. Este, deverá ser o caso de Rashford, e outros meninos, como Lingaard e Andreas Pereira. Eles ainda não parecem estar prontos, mas não podem ser descartados de imediato, sob pena de virarem novos januzajs, por exemplo. Vale lembrar que no Chelsea, Mourinho não teve paciência com Romelu Lukaku e Kevin de Bruyne, e hoje eles serão seu adversários na próxima temporada.

Os jovens são justamente o grande legado de Louis van Gaal. O holandês montou um time que sabe tocar a bola, sabe como joga, e incorporou diversos garotos ao time. Errou na montagem do elenco. E remodelar o elenco com precisão passa a ser uma das principais missões de Mourinho em Old Trafford. Algumas saídas deverão acontecer, mas é necessário melhorar especialmente o nível das contratações, e o aproveitamento delas para crescer como equipe. Não aproveitar um jogador como Dí Maria, caro e de ótima qualidade, ou pagar demais por outros, que pouco poderiam render, foi o que fez van Gaal fracassar no Manchester United. Mourinho costuma ser mestre na hora de trabalhar como Manager, basta saber se ele desaprendeu ou não.

Resumindo, se Mourinho chegar para trabalhar, o Manchester United terá um grande técnico. Se ele chegar para estacionar o seu ego no vestiário como fez van Gaal, se atolando em contratações, terá um resultado tão insatisfatório ou pior do que o do holandês.

A próxima Premier League promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos, com o Manchester City de Guardiola, o Chelsea de Conte, o Arsenal de Wenger e o Liverpool de Klopp; com o Tottenham de Pochettino, o Leicester de Ranieri, e o West Ham de Bilic lutando pela taça, e quatro vagas na Champions. 


Os 22 títulos de Mourinho como treinador profissional:

Porto

- 2 títulos da Liga Sagres.
- 1 Taça de Portugal.
- 1 Supertaça de Portugal.
- 1 Copa UEFA.
- 1 UEFA Champions League.

Chelsea

- 3 Premier League.
- 3 Capital One Cup.
- 1 FA Cup.
- 1 Community Shield.


Internazionale

- 2 Serie A.
- 1 Coppa Italia.
- 1 Supercopa da Itália.
- 1 UEFA Champions League

Real Madrid

- 1 Liga.
- 1 Copa do Rei.
- 1 Supercopa da Espanha.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top