Últimas notícias

Últimas notícias

Champions League

Liga Europa

História



Zinedine Zidane é daqueles nomes que se tornam sinônimo de sucesso no futebol. Multicampeão como atleta, ele poderá se tornar o sétimo ser humano a conquistar a UEFA Champions League como jogador e treinador, igualando também Pep Guardiola ao vencer o torneio em sua primeira temporada como treinador de uma equipe principal. Além disto, Zidane se classificou para a decisão da Champions com apenas 122 dias de trabalho à frente do elenco merengue. Um começo meteórico, que pode ser coroado com a taça mais cobiçada do futebol europeu.

Podemos dividir a temporada merengue em duas. Uma, a primeira metade sob às ordens de Rafa Benítez, dava a impressão de que seria um fracasso. O Real foi eliminado no tapetão ridiculamente da Copa do Rei, cometendo o erro de escalar de maneira irregular o suspenso Denis Cheryshev contra o Cádiz, nas oitavas de final. O Real também patinava na Liga espanhola, sendo inclusive goleado em casa pelo Barcelona por 4x0. Para piorar, só ganhava de equipes fracas e/ou jogando pouco futebol na Champions. Com Zidane, na segunda metade, o time foi outro. Engrenou no mata-mata da Champions, passou sem dificuldades pela Roma, fez apenas um jogo ruim contra o Wolfsburg na ida, e eliminou o City sem sustos. Também acelerou no Campeonato Espanhol, e talvez só não ganhou a taça pelo começo ruim, e por ter como adversários Barcelona e Atlético de Madrid, dois dos melhores times do mundo. Mesmo assim, venceu os blaugranas por 2 x 0 no Camp Nou.

O adversário na final da Champions é o rival local Atlético de Madri, em jogo a ser disputado no San Siro, em Milão. O Atléti venceu o Real por 1x0 no segundo turno do Campeonato espanhol, sendo o único time a derrotar o time de Zidane dentro do Santiago Bernabéu até aqui.

Um desafio enorme para Zidane. Contudo, Zizou ainda é jovem, e terá outras oportunidaded de conquistar a orelhuda na área técnica. Para quem não se lembra, ele levantou a taça como jogador em 2002, quando marcou aquele golaço contra o golaço o Bayer Leverkusen.



Você Sabia? Seis profissionais já conquistaram a Champions League como jogador e treinador: Carlos Ancelotti, Johan Cruyff, Pep Guardiola, Miguel Muñoz, Frank Rijkaard e  Giovanni Trappattoni

Sete treinadores foram campeões da UEFA Champions League no seu primeiro ano como treinador profissional: José Villalonga, Miguel Muñoz, Tony Barton, Guus Hiddink, Joe Fagan, Vicente del Bosque e Josep Guardiola

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top